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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2928
Título: | ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PATOS DE MINAS/MG NO ATENDIMENTO DE ESTUDANTES COM TDAH (PERÍODOS I E II) |
Autor(es): | CAIXETA, ROSELI MARIA AZEVEDO |
Palavras-chave: | TDAH Formação Continuada Educação Infantil Inclusão Aprendizagem |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Este estudo visou organizar e propor sequências didáticas voltadas aos professores da rede pública de ensino de Patos de Minas/MG, com o propósito de colaborar com um processo de ensino e aprendizagem equitativo para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na Educação Infantil, promovendo a inclusão escolar e o apoio necessário para o desenvolvimento integral dessas crianças. Vinculou-se ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPGPE - Mestrado Profissional em Formação Docente para Educação Básica da Universidade de Uberaba (UNIUBE), na linha de pesquisa Educação Básica: fundamentos e planejamento. O projeto conta com o apoio do Projeto Trilhas de Futuro – Educadores da SEE/MG. O TDAH é identificado como um distúrbio neurocomportamental prevalente em crianças e adolescentes, afetando o aprendizado, o desenvolvimento emocional e social, além de impactar negativamente o ambiente familiar, escolar e social. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico se constitui a partir de a partir das contribuições trazidas pelas pesquisas realizadas por Silva et. al (2024), Nogueira e Menezes (2021), Oliveira e Rodrigues (2021) Peixoto (2022), Oliveira e Lago (2023), Caixeta e Caixeta (2022), Soares (2022), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível identificar que há convergência nos estudos analisados, visto que, destacam as mesmas condições impeditivas para a realização plena do processo de ensino e aprendizado voltado aos estudantes com TDAH. Também ficou evidente que as sugestões para os superar também passam por elementos comuns identificados pelas investigações feitas – como adaptações curriculares, métodos de ensino e ambientes de aprendizagem. As constatações, feitas com intervalo razoável de tempo, demonstram que não houve grande progresso nas estruturas e no processo formativo dos docentes, ainda que isto seja indicado diretrizes normativas. A partir desta constatação, faz-se relevante a continuidade no desenvolvimento de estudos com vistas a colaborar para a implementação do que é assegurado como direito. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2928 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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