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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2931
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | LOPES, TATIANA OLICIO | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T13:45:06Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T13:45:06Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2931 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação: Formação Docente para Educação Básica da Universidade de Uberaba (PPGPE/UNIUBE), no âmbito da linha de pesquisa, “Práticas docentes na educação básica” e está vinculada ao projeto de pesquisa, “Um estudo sobre os processos educativos e formativos de/com professoras do Ensino fundamental/anos inicias inerente ao ensino de Probabilidade e Estatística. O objetivo geral foi compreender as possibilidades de ensinar e aprender Estatística, em consonância às cinco fases do ciclo investigativo – Problema, Planejamento, Coleta de Dados, Análise e Conclusões (Problem, Plan, Data, Analysis, Conclusions – PPDAC) – de Wild e Pfannkuch (1999). Para tanto, adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de pesquisa participante, em que nos embasamos em estudos publicados que visam analisar os elementos que potencializam o ensino de Estatística para o Ensino Fundamental. Isso inclui livros que apresentam metodologias sobre as fases do ciclo investigativo, dissertações que contextualizam práticas pedagógicas por meio das planilhas eletrônicas como ferramenta pedagógica e revistas científicas que apresentam resultados relevantes na questão social com o ensino de Estatística. Nesse caso, 28 alunos de uma turma do 5º ano da Escola Estadual Seis de Junho, instituição pública de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, participaram deste trabalho. Os procedimentos utilizados para a coleta dos dados se referem a tarefas denominadas “contextos de investigação” e elaboradas de forma colaborativa com os estudantes. Fundamentamo-nos na triangulação dos dados com os registros dos participantes – diário de bordo dos discentes e diário de campo da pesquisadora com o planejamento, as observações, os vídeos e as fotos. Assim, embasamosteoricamente em autores como Lopes (1998), Wild e Pfannkuch (1999), Gal (2002) e Gitirana e Carvalho (2010), para quem o ensino de Estatística não se limita apenas à utilização de gráficos e tabelas, mas também ao modo de elaboração destas representações, às suas análises, à leitura e à interpretação dos dados. Os resultados desta pesquisa apontam que, ao trabalharem com os contextos investigativos, os educandos conseguiram desenvolver competências essenciais do processo de ensino-aprendizagem de Estatística ao apresentarem, ao longo das tarefas, questionamentos à medida que argumentavam sobre temas como justiça social e preconceito racial no futebol, além das habilidades para, levantar hipóteses, problematizar acerca dos temas, planejar ações do estudo, raciocinar sobre os dados, definir a melhor forma de representação, organizar e analisar os dados, interpretar e tirar conclusões individuais e em grupo. Dessa maneira, tais resultados promoveram a criação do produto educacional, um e-book intitulado “Primeiros passos com a Estatística” que formaliza todas as ações realizadas na pesquisa. | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciclo Investigativo | pt_BR |
dc.subject | Contextos de Investigação | pt_BR |
dc.title | A INTERFACE DO ENSINO DE ESTATÍSTICA, O PRECONCEITO RACIAL E A JUSTIÇA NO FUTEBOL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Tatiana Olicio Lopes.pdf | 4,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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