Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2932
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | JUNQUEIRA, VALESCA LEMES VIEIRA | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T13:47:26Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T13:47:26Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2932 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação/produto tem como objeto de estudo as práticas desenvolvidas pelos coordenadores pedagódicos, que atuam com turmas do ensino fundamental II, na rede Estadual de Ensino de Uberlândia, bem como os desafios enfrentados no desempenho de suas atribuições. Esse trabalho de pesquisa foi desenvolvido no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Uberaba – Uniube, na Linha de pesquisa: Educação Básica: Fundamentos e Planejamento. O coordenador pedagógico tem um importante papel na articulação, mediação, formação e transformação da escola. Através da sua prática pedagógica o coordenador pode articular ações que viabilizem os processos de ensino aprendizagem de qualidade. O principal objetivo do estudo é expor a necessidade de uma educação continuada para o Coordenador Pedagógico, que venha a condizer com a realidade vivenciada dentro do espaço escolar. Para dar ênfase a esse estudo, pesquisaremos as atribuições do Coordenador Pedagógico, de acordo com a legislação mineira vigente, especificaremos quais práticas educativas o coordenador pedagógico tem desenvolvido no Ensino Fundamental II, verificaremos quais as práticas de formação docentes são usadas, no espaço escolar e ainda as formações que são proporcionadas, com o intuito de auxiliar o coordenador pedagógico no desempenho de suas funções, será exposta assim a necessidade da educação continuada na formação do coordenador pedagógico como forma de ampliar suas habilidades e capacidades profissionais. As metodologias adotadas tratam do método bibliográfico e da pesquisa de campo. O estudo tem caráter qualitativo que prevê a realização de entrevistas semiestruturadas, com coordenadores de diferentes escolas, da Rede Estadual de Ensino, em Uberlândia/MG. De forma a refletir sobre as práticas educativas desenvolvidas pelos coordenadores pedagógicos e expor a necessidade de propor formações que estejam vinculadas à realidade desses profissonais. A partir das sugestões dos/as coordenadores/as, apresentar-se-á uma proposta de formação continuada para o coordenador/a pedagógico, na cidade de Uberlândia/MG, como forma de ampliar habilidades e competências desses profissionais. | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | formação continuada | pt_BR |
dc.subject | prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | DESAFIOS DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL II: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - VALESCA LEMES VIEIRA JUNQUEIRA.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.