Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMORAES, CAROLINA PEIXOTO-
dc.date.accessioned2025-02-20T14:35:50Z-
dc.date.available2025-02-20T14:35:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2934-
dc.description.abstractO ensino de Probabilidade e Estatística possibilita abordar os mais diversos temas do cotidiano, dentre eles a saúde e o bem-estar animal. Diante disso, esta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, na linha Práticas Docentes para Educação Básica, propôs a associar o ensino de Matemática, por meio da Unidade Temática Probabilidade e Estatística, à temática cuidados básicos com os cães, com o propósito de responder à questão: é possível ensinar Estatística e conscientizar as crianças que cursam os anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os cuidados básicos com os cães? Para o estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estudos bibliográficos na literatura disponível como teses e dissertações, livros e leis vigentes que versem sobre o ensino de Estatística e Probabilidade e cuidados com cães. Como produto educacional, foi desenvolvido um guia, denominado “Explorando Estatística com Julieta e Gorete: cãezinhos e bem-estar” por meio dos cuidados básicos com os cães”. No guia, destinado a crianças de seis a dez anos, consideram-se questões como alimentação, abandono e vacinação relacionando-as a atividades de Estatística que contemplam os objetos de conhecimento e habilidades propostos na BNCC por meio da Unidade Temática Probabilidade e Estatística, as fases do método estatístico e possibilitam o desenvolvimento das competências estatísticas (literacia, raciocínio e pensamento estatístico). Como o cotidiano das pessoas e, evidentemente, o dos alunos está imerso em situações constantes que envolvem números, dados, comparações estatísticas, o ensino de Matemática, pelo viés da Estatística, é possível concluir que associar este ensino a uma atividade que também faz parte da vida de muitos brasileiros, que são os cuidados com os cães, é uma forma de ensino contextualizado, que permite trazer para sala de aula diferentes possibilidades, oportunizando as crianças realizarem uma leitura sobre os dados, compreendendo-os e comunicando as informações apresentadas nas atividades estatísticas que compõe o guia.pt_BR
dc.subjectEnsino de Estatísticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectSaúde dos cãespt_BR
dc.subjectSaúde únicapt_BR
dc.titleENSINAR E APRENDER ESTATÍSTICA POR MEIO DE ORIENTAÇÕES DOS CUIDADOS BÁSICOS COM OS CÃES: uma proposta para aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carolina Peixoto Moraes.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.