Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MORAES, CAROLINA PEIXOTO | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T14:35:50Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T14:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2934 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Probabilidade e Estatística possibilita abordar os mais diversos temas do cotidiano, dentre eles a saúde e o bem-estar animal. Diante disso, esta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica, na linha Práticas Docentes para Educação Básica, propôs a associar o ensino de Matemática, por meio da Unidade Temática Probabilidade e Estatística, à temática cuidados básicos com os cães, com o propósito de responder à questão: é possível ensinar Estatística e conscientizar as crianças que cursam os anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os cuidados básicos com os cães? Para o estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com estudos bibliográficos na literatura disponível como teses e dissertações, livros e leis vigentes que versem sobre o ensino de Estatística e Probabilidade e cuidados com cães. Como produto educacional, foi desenvolvido um guia, denominado “Explorando Estatística com Julieta e Gorete: cãezinhos e bem-estar” por meio dos cuidados básicos com os cães”. No guia, destinado a crianças de seis a dez anos, consideram-se questões como alimentação, abandono e vacinação relacionando-as a atividades de Estatística que contemplam os objetos de conhecimento e habilidades propostos na BNCC por meio da Unidade Temática Probabilidade e Estatística, as fases do método estatístico e possibilitam o desenvolvimento das competências estatísticas (literacia, raciocínio e pensamento estatístico). Como o cotidiano das pessoas e, evidentemente, o dos alunos está imerso em situações constantes que envolvem números, dados, comparações estatísticas, o ensino de Matemática, pelo viés da Estatística, é possível concluir que associar este ensino a uma atividade que também faz parte da vida de muitos brasileiros, que são os cuidados com os cães, é uma forma de ensino contextualizado, que permite trazer para sala de aula diferentes possibilidades, oportunizando as crianças realizarem uma leitura sobre os dados, compreendendo-os e comunicando as informações apresentadas nas atividades estatísticas que compõe o guia. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Estatística | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.subject | Saúde dos cães | pt_BR |
dc.subject | Saúde única | pt_BR |
dc.title | ENSINAR E APRENDER ESTATÍSTICA POR MEIO DE ORIENTAÇÕES DOS CUIDADOS BÁSICOS COM OS CÃES: uma proposta para aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Carolina Peixoto Moraes.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.