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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2938
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | ZUIM, ADRIANA | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T13:47:57Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T13:47:57Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2938 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação Docente para Educação Básica, da Universidade de Uberaba (PPGPE/UNIUBE), no âmbito da linha de pesquisa “Práticas Docentes na Educação Básica” e está vinculada ao projeto de pesquisa “Ensino de Estatística em Conexão com a Literatura Infantil: uma possibilidade para ensinar e aprender nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O objetivo foi investigar e compreender as possibilidades de conexão entre a Literatura Infantil e o Ensino de Estatística que contemplassem os objetos de conhecimento da Unidade Temática Probabilidade e Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica constituída por uma revisão de literatura levando-se em consideração as orientações de Faria e Conti (2024). Selecionaram-se na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Portal de Periódicos CAPES, nos repositórios da Universidade de Uberaba e do Grupo de Estudos em Educação Estatística no Ensino Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco, teses , dissertações e artigos, os quais foram armazenados utilizando-se o software Zotero. O referencial teórico da pesquisa foi delineado pelo Ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos autores Gitirana (2014), Campos (2020), Cazorla et al. (2017), Guimarães e Carvalho (2021), Lopes (2008, 2012), Vilas Bôas (2020), Olício e Vilas Bôas (2024), Vilas Bôas e Conti (2018) e da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018); pelas Etapas de Investigação Estatística tendo como referência o documento Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE), de Franklin et al. (2005); as Competências Estatísticas (Raciocínio, Pensamento e Literacia) foram abordadas por meio de Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011), Campos, Perin e Pita (2024), Campos (2017), Gal (2002), Mendes (2020), Cazorla e Santana (2010), Vilas Bôas e Mendes (2021); e a Literatura Infantil, ancorada nos autores Zilberman (2005), Desmurget (2023), Carneiro e de Souza (2015), Smole, Cândido e Stancanelli (1997), Nascimento e Vilas Bôas (2020), Martins (2014), Smole (2000), Smole e Diniz (2001). Uma vez compreendidas as potencialidades da Literatura Infantil e a finalidade do Ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como as possibilidades de conexão, construiu-se o produto educacional na forma de um livro infantil, intitulado A Expedição Estatística no Cerrado, no qual a criança vivencia, por meio da história, as Etapas de Investigação Estatística a partir de situações que lhe permitem coletar, tabular, analisar dados e comunicar suas ideias em um ambiente de discussão voltado para os processos que podem permitir o desenvolvimento de habilidades prescritas na BNCC e as Competências Estatísticas (Literacia, Raciocínio e Pensamento), de forma lúdica. | pt_BR |
dc.subject | Educação Estatística | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Estatística | pt_BR |
dc.subject | Etapas de Investigação Estatística | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | ENSINO DE ESTATÍSTICA EM CONEXÃO COM A LITERATURA INFANTIL: UMA POSSIBILIDADE PARA ENSINAR E APRENDER NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Adriana Zuim.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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