Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2939
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERREIRA, BRÁULIO SEVERINO | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T14:09:05Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T14:09:05Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2939 | - |
dc.description.abstract | Este estudo dedica-se à temática “Aprendendo a ser professor(a) de história: experiências pedagógicas no estágio supervisionado no 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Uberlândia-MG”. Foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Mestrado Profissional em Formação docente para a educação básica da Universidade de Uberaba (UNIUBE), no escopo da Linha de Pesquisa: Práticas Docentes na Educação Básica, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital” (CNPq/FAPEMIG). O objetivo do projeto foi inventariar e analisar experiências pedagógicas realizadas no Estágio Supervisionado em História, em colaboração com as professoras estagiárias, na Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa – Polivalente, na cidade de Uberlândia-MG, no ano de 2023. Trata se de uma investigação no campo da abordagem qualitativa de pesquisa em educação, utlizando-se da análise bibliográfica e documental (Cellard, 2012), além da técnica de inventário de práticas pedagógicas (Prado, 2018). Foram analisados documentos públicos oficiais disponíveis nas plataformas digitais do Estado, da escola e da disciplina História. O estudo apoiou-se nos seguintes referenciais da área de formação docente e currículo: Garcia (2010); Apple (2002); Sacristán (2000); e de ensino de História: Guimarães (2003, 2013) e Caimi, (2018). O inventário e a análise evidenciaram que houve aprendizado por parte das professoras-estágiárias, do professor supervisor e dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II. O estágio proporcionou: articular teoria e prática no contexto das aulas de História; criar um espaço e condições de trabalho docente para as futuras professoras vivenciarem interações, atividades educativas e práticas pedagógicas em História; e relacionar os conhecimentos históricos e historiográficos aprendidos na Graduação e os saberes pedagógicos. O produto da Dissertação é uma série de vídeos para auxiliar, como um “guia” de aula, os professores iniciantes da disciplina de História das escolas municipais e estaduais. Espera-se contribuir para a formação continuada dos professores de História. | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | formação de professores | pt_BR |
dc.subject | ensino de História | pt_BR |
dc.title | APRENDENDO A SER PROFESSOR(A) DE HISTÓRIA: experiências pedagógicas no Estágio Supervisionado no 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Uberlândia-MG | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Bráulio Severino.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.