Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVASCONCELOS, LOANA LIMA-
dc.date.accessioned2025-02-21T15:20:10Z-
dc.date.available2025-02-21T15:20:10Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2941-
dc.description.abstractEste trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação – Mestrado e Doutorado em Educação – da Universidade de Uberaba, versa sobre a contribuição essencial de uma direção escolar eficiente. Ao analisar as interlocuções entre teoria e uma possível prática na gestão escolar verificou-se a necessidade e os desafios em manter e assegurar uma gestão eficiente para o que é esperado de uma instituição escolar, e, ao mesmo tempo, em que se persegue possibilidades de uma escola mais humanizada em suas práticas pedagógicas na relação entre os colaboradores na escola, entre os professores, e a aprendizagem dos estudantes que estão em desenvolvimento, esta pesquisadora verificou a importância da gestão escolar para o bom andamento da instituição escolar em todas as suas esferas. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo é analisar o processo de gestão escolar e traçar o sujeito diretor da escola em seus conceitos, atribuições e responsabilidades, juntamente com seus colaboradores, vice-diretores, supervisores, e inspetores, cujos quais integram a gestão. Ademais, os objetivos específicos buscam: analisar o bom andamento do trabalho de administração escolar contemplando vários pontos e esferas do cotidiano do trabalho gestor a fim de que se chegue ao resultado e importante que toda a instituição escolar persegue- o aprendizado dos estudantes. Bem como através do levantamento bibliográfico discorrer sobre a importância da Gestão Escolar a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, nas modalidades bibliográfica e documental, com a finalidade de explanar o assunto em tela, preconizando, além de Paulo Freire, Heloísa Lück, Daniel Golemam, importantes estudiosos na área de inteligência emocional e gestão educacional, para condução do estudo. Essa pesquisa abre caminho para um importante debate e interlocução entre educação e psicologia, juntamente com administração escolar, para se pensar e se fazer uma gestão eficiente e eficaz, prezando por todos os servidores da educação, e os estudantes, público vital para a existência das instituições escolares. Essa pesquisa também abre caminho para mais interpelações sobre a análise da gestão e do papel do gestor na era contemporânea, sendo a figura do gestor e suas ações intrínsecas com a gestão escolar.pt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectgestão escolarpt_BR
dc.subjectdesafiospt_BR
dc.subjectpossibilidadespt_BR
dc.titleGESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO- LOANA LIMA VASCONCELOS.pdf396,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.