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dc.contributor.authorGuimarães, Marcella Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-02-21T15:24:10Z-
dc.date.available2025-02-21T15:24:10Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2942-
dc.description.abstractEsta dissertação, elaborada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação na Linha de Pesquisa Fundamentos e Planejamento, surge da inquietação acerca da demanda de uma educação escolar afetiva e inclusiva, visando formar alunos aptos a conviver harmoniosamente com as diferenças. Os elevados índices de violência e preconceito chamam atenção para a necessidade da construção de bases educacionais sólidas que tenham como foco formar cidadãos críticos e reflexivos, capazes de lutar contra a exclusão social e toda forma de discriminação. Considerando o potencial da escola como espaço de interação social entre gêneros, religiões, biótipos, culturas e demais formas de diversidade, este trabalho tem como objetivo abordar questões relevantes sobre o tema de gênero e sexualidade na Educação Escolar, especificamente no Ensino Médio. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, com análises embasadas na dialética. Para apoio metodológico e epistemológico recorremos às teoria de Antônio Carlos Gil, Antônio Joaquim Severino, Dermeval Saviani, entre outros. Diversos autores, como Guacira Lopes Louro, Jimena Furlani, e especialistas na área, contribuem para a discussão do problema de pesquisa. A legislação vigente, relatórios, dossiês e materiais coletados nas bases de dados da CAPES também foram considerados. Com base nas reflexões dos pesquisadores mencionados e confrontando dados relativos ao registro de violência decorrente de discriminação e preconceito, constatou-se a urgência em abordar as questões de gênero e sexualidade em ambiente escolar, com o intuito de reduzir os preconceitos e promover o respeito às diversidades. Como resultado da investigação, foi desenvolvido um produto de intervenção denominado "Cinema na Escola". Trata-se de uma cartilha com sugestões de filmes que possuem potencial para fomentar discussões sobre os temas de gênero e sexualidade. A atividade proposta visa promover reflexões individuais e coletivas direcionadas ao contexto da educação escolar, formando consciências esclarecidas e não preconceituosas.pt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.titleGÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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