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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2943
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BATISTA, RAQUELIA | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T15:47:33Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T15:47:33Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2943 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é de natureza qualitativa e tem por objetivo analisar os processos e mecanismos de implementação da educação antirracista de escolas públicas municipais do ensino fundamental I de Uberlândia/MG. Busca-se identificar o quanto a teoria sobre a construção da identidade negra e o pertencimento étnico-racial, respaldada pela Lei Federal 10.639/03, traduz-se em práticas pedagógicas concretas. Esse estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para a Educação Básica – Mestrado Profissional, na linha de pesquisa Educação Básica: fundamentos e planejamento, realizado na Universidade de Uberaba. Através da análise documental da proposta curricular e dos PPPs de 18 escolas, busca-se identificar as aproximações e distanciamentos entre a teoria e a prática, contribuindo para a elaboração de propostas pedagógicas mais adequadas à realidade local e à promoção da equidade racial. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e documental, cujos dados foram buscados nas expectativas de aprendizagem para os anos iniciais do ensino fundamental da referida proposta. A construção da identidade negra e do pertencimento étnico-racial de forma positiva é um direito garantido legalmente às crianças negras, amparado pela Lei Federal 10.639/03, a qual tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, e pela Lei Federal 12.796/13, que definiu a Diversidade Étnico-Racial como um dos princípios da educação brasileira. Sendo assim, foi realizado um levantamento bibliográfico de teses e dissertações, publicadas no período de 2021 a 2023, no catálogo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Dissertações e Teses da CAPES. Como produto, tem-se a proposição de um curso de extensão - formação continuada – intitulado: “Cultivando o Pertencimento e a Identidade Positiva de Crianças Negras por Meio da Literatura Infantil”, a ser oferecido no âmbito da Rede Municipal de Ensino, por meio do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz – CEMEPE –, tendo como público-alvo professores e professoras da rede municipal que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados preliminares indicam que, embora o currículo formal aborde a temática, os PPPs das escolas analisadas apresentam lacunas nesse sentido, evidenciando a necessidade de um Plano de Ação que promova a efetivação da educação antirracista no cotidiano escolar e não somente no mês de novembro. | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639 | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A IDENTIDADE NEGRA DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Raquelia Batista.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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