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Título: FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DESAFIOS DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIMONTES NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MONTES CLAROS / MG
Autor(es): VELOSO, ROSSANE GLADS FREITAS PEREIRA
Palavras-chave: Formação Inicial Docente
Prática Pedagógica
Universidade
Educação Básica
Data do documento: 2024
Resumo: Esta pesquisa trata da Formação inicial docente e de práticas pedagógicas: desafios dos egressos do Curso de Pedagogia da UNIMONTES nos anos iniciais da educação básica em Montes Claros (MG). O que motivou o estudo desse tema foram as experiências da pesquisadora na Educação Básica, como pedagoga, ao acompanhar os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais, em que se percebia as ansiedades e dificuldades pedagógicas dos docentes recém formados, os quais atuavam no chão da sala de aula.O objetivo geral foi analisar a formação inicial dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, egressos do Curso de Pedagogia da UNIMONTES, graduados, a partir de 2017 como base no PPP 2013 do curso. Os objetivos específicos são verificar se o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, com a função de formação inicial docente, tem contribuído para a prática pedagógica do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar a percepção dos professores atuantes na educação básica, sobre a articulação entre os eixos que compõem a proposta curricular do curso de Pedagogia da UNIMONTES e a aplicação em sala de aula das competências adquiridas, na prática pedagógica; compreender os desafios dos professores dos anos iniciais do ensino básico, egressos do Curso de Pedagogia da UNIMONTES, graduados apartir de 2017 e buscar junto a esss professores, participantes da pesquisa, os pontos positivos e negativos, relacionados à prática pedagógica em sala de aula; propor, a partir desse levantamento e/ou sugestões dos sujeitos da pesquisa, um projeto de intervenção democrático e participativo de formação continuada para os profissionais docentes das escolas pesquisadas.A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, desenvolvida na perspectiva histórico-crítica da análise dialética da profissão docente. Como técnica de análise dos dados empíricos, elegemos a análise de conteúdo, que nos possibilitou a interpretação das falas dos professores egressos da UNIMONTES, participantes dessa pesquisa. O instrumento para coleta de dados foi o questionário semiestruturado, aplicado para 14 docentes de duas escolas públicas Municipais da cidade de Montes Claros (MG). No campo teórico, trouxemos algumas reflexões, sobre formação inicial docente e continuada; políticas públicas para formação docente; prática pedagógica e educação básica. Demos visibilidade e voz aos professores cooperantes da pesquisa. A fundamentação está embasada em pesquisa bibliográfica documental e na de campo. Fundamentamos nossa teoria em autores que trabalham com pressupostos teóricos e práticos, como Nóvoa (1997, 2017), Saviani (2008,2012,2013), Tardif (2007, 2012), Curado Silva (2018), Chizzotti (2010), Cury (1989), Duarte (2016), Gamboa (2012), Gatti (2019), Imbernón (2011, 2016), Machado (2009,2013), Pimenta (2012), Sampaio e Leite (2014), entre outros, que ampliaram a discussão. Alicerçada nessas referências apreciamos parcialmente os resultados encontrados, conforme registraram os docentes participantes. A partir dos desfechos encontrados, em se tratando do Mestrado Profissional, apresentamos a proposição de umproduto técnico de pesquisa, o curso intitulado formação continuada: uma porta aberta para o enfrentamento aos desafios da prática pedagógica. Esse curso responde aos anseios dos professores participantes, ao apontarem os desafios sentidos em suas práticas pedagógicas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2944
Aparece nas coleções:2024

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