Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2946
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, VANESSA CRISTINA SOARES DE | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T16:11:51Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T16:11:51Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2946 | - |
dc.description.abstract | Este estudo dedica-se à Geografia escolar no Ensino Médio no estado de Minas Gerais, no período de 2006-2024. Foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Mestrado Profissional em Formação Docente para a Educação Básica, da Universidade de Uberaba, no escopo da Linha de Pesquisa: Práticas Docentes na Educação Básica, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital” (CNPq/FAPEMIG). O objetivo do projeto foi analisar as mudanças ocorridas no período 2006 a 2024, no currículo do Estado de Minas Gerais para o Ensino Médio, na área de Geografia, no contexto das reformas da educação nacional; mais especificamente, a Reforma do Ensino Médio , Lei nº 13415/2017 e o Currrículo de Referêndia de Minas Gerais, Resolução SEE MG nº nº4692/2021. O recorte temporal se justifica por compreender um período marcado por mudanças no campo educacional brasileiro, notadamente, para a Educação Básica do país. Trata-se de uma investigação no campo da abordagem qualitativa, por meio da análise bibliográfica e de um corpus de documentos públicos federais e do estado de Minas Gerais disponíveis nas plataformas digitais oficiais. O referencial teórico apoia-se em autores da área do currículo, Apple (2009), Carneiro (2020) Nascimento (2010), Sacristan (2013) e Souza (2020), do ensino de Geografia: Cavalcanti (2008, 2012, 2016, 2019), Costa e Lopes (2009), Guimarães (2024), Castellar (2012, 2020), Santos (2002), Vesentini (2004, 2008, 2009) . E do campo das políticas: Baratella (2023), Corti (2024), Martins (2010) e Pinto e Melo (2020). A análise evidenciou uma mudança significativa no currículo do estado, visando adaptar-se à BNCC do NEM, Novo Ensino Médio, que teve como consequência a desvalorização da Geografia escolar com a fusão dos conteúdos na área de Ciências Humanas; a diminuição da carga horária e a perda de autonomia docente, por meio da implantação dos planos de curso elaborados pela SEE/MG. O tipo de produção resultante deste estudo é uma proposta pedagógica de formação continuada para professores da rede estadual de ensino de Geografia a despeito das mudanças curriculares, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de Geografia dos jovens estudantes do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | A GEOGRAFIA ESCOLAR NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS (2006 – 2024) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertações - Vanessa Cristina Soares.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.