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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SANTOS, ELIS CRISTINA ALVES | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T19:32:44Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T19:32:44Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2949 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação – Formação de Docentes para a Educação Básica, na Universidade de Uberaba (UNIUBE). Focando na linha de pesquisa "Práticas Docentes para a Educação Básica" e concentra-se na análise das políticas públicas de alfabetização no Brasil. Especificamente, investiga a implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-Escola) na Escola Municipal Professora Iracy Andrade Junqueira, localizada em Uberlândia, Minas Gerais. O estudo teve como objetivo principal analisar os impactos das iniciativas de políticas públicas, particularmente a implementação do PDE-Escola e seu impacto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, adotando um enfoque qualitativo e configurando-se como um estudo de caso, com foco na análise da implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-Escola) no contexto da escola investigada. A investigação envolveu a análise de diversos registros, incluindo o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e pastas catalogadas relacionadas à implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-Escola), que abrangem análise situacional, execução e avaliação, além de políticas de alfabetização e dados específicos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Essa abordagem forneceu uma perspectiva ampla sobre os contextos educacionais, políticos e sociais nos quais a política pública é aplicada na instituição escolar em questão. Os resultados da pesquisa foram fundamentados nas contribuições teóricas de Romaneli (1999), Palma Filho (2005), Padilha (2005), Veiga (1995), Saviani (1997), Teixeira (1976), e Fernandes (2007). Na Escola Municipal Professora Iracy Andrade Junqueira, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento da Educação da unidade foi identificado como um fator influente no aumento do desempenho dos alunos. Esse caso específico ilustrou como as intervenções focadas e bem planejadas podem resultar em melhorias tangíveis na qualidade educacional. | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | PDE-Escola | pt_BR |
dc.subject | IDEB | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E SUA CONCRETIZAÇÃO: AVALIANDO O IMPACTO DO PDE-ESCOLA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRACY ANDRADE JUNQUEIRA DE UBERLÂNDIA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2024 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - ELIS CRISTINA ALVES SANTOS.pdf | 697,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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