Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2961
Título: PROJETO DE AUTOMAÇÃO PARA MONITORAMENTO E BOMBEAMENTO DE VINHAÇA EM USINA DE CANA-DE-AÇÚCAR
Autor(es): Penteado Machado Papini, Renato
Barcelos Ferreira, Tadeu
Lucas, Marcelo
Palavras-chave: Automação
Sensores
Monitoramento de Nível
IHM
Data do documento: 6-Dez-2024
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema automatizado para monitoramento e bombeamento de vinhaça em uma usina de cana-de-açúcar. A vinhaça, um subproduto da destilação do etanol rico em nutrientes, é utilizada na fertirrigação, promovendo a sustentabilidade agrícola. O sistema proposto substitui a operação manual e local das bombas, que era ineficiente e suscetível a falhas humanas, por um controle automatizado baseado em sensores e tecnologia LoRa. A automação inclui transmissores de nível que monitoram as piscinas de vinhaça e enviam dados a um CLP, que controla o acionamento de oito bombas equipadas com inversores de frequência. Esse controle otimiza a distribuição do subproduto, evita desperdícios e reduz o consumo energético. A Interface Homem-Máquina (IHM) e o sistema supervisório permitem o gerenciamento remoto e em tempo real, aumentando a eficiência operacional e a segurança. Resultados mostram uma redução significativa nas manutenções das bombas e melhorias na gestão da vinhaça. O projeto exemplifica como a automação pode integrar tecnologias modernas para tornar os processos agrícolas mais sustentáveis, reduzindo custos e impactos ambientais, ao mesmo tempo que melhora a ergonomia e a eficácia operacional dos sistemas industriais.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2961
Aparece nas coleções:2024/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJETO DE AUTOMAÇÃO PARA MONITORAMENTO E BOMBEAMENTO DE VINHAÇA EM USINA DE CANA-DE-AÇÚCAR.pdf860,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.