Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/302
Título: TRATAMENTO DE LESÃO PERIAPICAL POR MEIO DA APICECTOMIA E OBTURAÇÃO RETRÓGRADA: RESOLUÇÃO DE CASO CLÍNICO
Autor(es): GUSTAVO MOREIRA SOUZA, LUIS
SILVA GONTIJO, RENATO
Palavras-chave: Apicectomia
Insucesso
Endodôntico
Retratamento endodôntico.
Data do documento: 7-Jul-2018
Resumo: A instrumentação do sistema de canais radiculares tem como objetivo facilitar a limpeza e a modelagem do interior e do canal radicular para a subsequente obturação. O presente trabalho apresentará um caso clínico de um paciente que compareceu ao consultório odontológico possuindo uma radiografia panorâmica mostrando uma extensa lesão periapical, envolvendo os elementos dentais 11, 21 e 12. Foram realizados testes de vitalidade, onde o dente 11 respondeu negativamente ao teste frio, os elementos dentais 21 e 12 responderam positivamente de maneira normal. Foi realizado a abertura, esvaziamento e utilizado como substância irrigante a clorexidina 0,2% e foi inserido uma medição intra-canal com uma pasta de hidróxido de cálcio e clorexidina. O canal foi instrumentado e após 14 dias o paciente voltou ao consultório odontológico, sendo realizado a obturação do canal radicular e restauração do dente. Após dois anos o paciente retornou ao consultório odontológico com o elemento dental 11 extremamente sensível ao toque e apresentado um edema na vestibular. Foi solicitado uma tomografia, na qual foi constatada que esse dente permanecia com a extensa lesão e com o aumento da mesma, assim sendo foi indicado a biopulpectomia dos elementos dentais 12 e 21 e a apicectomia com obturação retrograda tendo como objetivo de regredir toda a lesão periapical.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/302
Aparece nas coleções:2018/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRATAMENTO DE LESÃO PERIAPICAL POR MEIO DA APICECTOMIA E OBTURAÇÃO RETRÓGRADA - RESOLUÇÃO DE CASO.pdf564,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.