Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/304
Título: ESTUDOS SOBRE A EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE SOLVENTES NA DESOBTURAÇÃO DOS CANAIS RADICULARES
Autor(es): MENDES GARCIA, GUILHERME
SANTOS NASCIMENTO, TAYNÁ
Palavras-chave: Retratamento endodôntico
Solventes
Cimentos Endodônticos
Data do documento: 7-Jul-2018
Resumo: Sabe-se que o uso dos solventes como coadjuvante para desobturação do canal radicular mostrou-se determinada relevância na remoção da guta percha. Este estudo analisou e observou a capacidade de dissolução de diferentes solventes sobre cimentos endodônticos. Uma revisão sistemática foi feita através dos bancos de dados PubMed, usando palavras-chave (retratamento endodôntico; solventes; cimentos endodônticos) e vocabulário controlado. Os artigos passaram por critérios de inclusão e exclusão. Os solventes citados neste presente estudo foram: xilol, clorofórmio, eucaliptol, óleo de laranja dentre outros solventes específicos. Analisouse o potencial de limpeza destes solventes sobre determinados cimentos endodônticos como, cimento de óxido de zinco e eugenol e cimentos a base de resina. Constatou-se que o Xilol foi o solvente que apresentou maior poder de dissolução, seguido pelo Eucaliptol e o Óleo de Laranja. O uso dos solventes foi satisfatório variando de acordo com o tempo de contato com o material de enchimento. Os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol demonstraram-se mais solúveis. Os solventes mencionados devem ser utilizados como métodos auxiliares e não como uma alternativa da ação mecânica durante a etapa do retratamento endodôntico.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/304
Aparece nas coleções:2018/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDOS SOBRE A EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE SOLVENTES NA DESOBTURAÇÃO DOS CANAIS RADICULARES.pdf212,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.