Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/305
Título: TRAUMATISMO DENTÁRIO NA PRÁTICA ESPORTIVA: ASPECTOS CLÍNICOS E CIRÚRGICOS DA DENTIÇÃO PERMANENTE RELATO DE CASO
Autor(es): JUVÊNCIO DA SILVA, LUCAS
GUIMARÃES RABELO, TATIELE
Palavras-chave: traumatismo dentário
fratura coronária e radicular
Data do documento: 7-Jul-2018
Resumo: O traumatismo dentário é a ocorrência que leva ao atendimento de urgência em um consultório odontológico. Geralmente ocasionado por acidente, práticas de atividades esportivas e atos violentos. Em razão de sua alta frequência são reconhecidos como um problema de saúde pública. Os traumatismos dentários podem acometer tanto a dentição decídua, como a permanente de qualquer faixa etária, e são mais comuns em dentes incisivos centrais e laterais. As principais consequências do trauma são: necrose pulpar, reabsorção radicular externa e interna, calcificação pulpar, fratura coronária e radicular, escurecimento coronário e anquilose. O objetivo deste trabalho será relatar um caso clínico e determinar as etapas, desde o diagnóstico até a proservação de traumas que acometeram praticantes de atividades esportivas e manobras de prevenção. O exame minucioso e imediato do dente traumatizado, juntamente com o acompanhamento do paciente por um longo período, é importante para o cirurgião dentista realizar o diagnóstico e determinar o plano de tratamento a ser executado, a conscientização por parte dos praticantes de atividades esportivas sobre o uso de dispositivos de proteção dental como forma de prevenção, será o objetivo deste trabalho.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/305
Aparece nas coleções:2018/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRAUMATISMO DENTÁRIO NA PRÁTICA ESPORTIVA - ASPECTOS CLÍNICOS E CIRÚRGICOS DA DENTIÇÃO PERMANENTE.pdf529,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.