Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3061
Título: EFEITOS COLATERAIS DA COMBINAÇÃO DE HIDROXIDO DE CÁLCIO E PARAMONOCLOROFENOL CANFORADO
Autor(es): Alkimin Medrado Julia Ana, Ribeiro Santos Samuel
Palavras-chave: Hidróxido de Cálcio; Efetividade; Necrose Pulpar; Medicação intracanal; Tratamento Endodôntico; PMCC; Lesão Periapical.
Data do documento: 12-Dez-2024
Resumo: O Hidróxido de Cálcio é um dos medicamentos mais utilizados no tratamento endodôntico por apresentar resultados satisfatórios na redução de lesões periapicais. O conhecimento de materiais empregados no sistema radicular é essencial para o êxito do tratamento endodôntico, estudos destacam as principais propriedades do Hidróxido de Cálcio (HC) e seus mecanismos de ação antimicrobiano e por ser biológico. O hidróxido de cálcio pode estar combinado na forma de pasta, vários veículos como o paramonoclorofenol canforado (PMCC), clorexidina, soro fisiológico e água destilada como medicação intracanal para o tratamento de dentes com necrose pulpar, com ou sem lesão periapical. O objetivo desse estudo foi analisar, por meio de uma revisão de literatura a efetividade, e as propriedades farmacológicas e antimicrobianas dos medicamentos intracanais, baseado em pesquisas cientificas entre os anos 2014 e 2024, fazendo uma associação entre o poder anti-inflamatório deles, e relacionando-os com necrose pulpar, com lesão ou sem lesão periapical em sessões múltiplas. Esta revisão de literatura utilizou dados da Pubmed, Google Acadêmico e Scielo, com as palavras-chave: Hidróxido de Cálcio, Efetividade, Necrose Pulpar, Medicação intracanal, Tratamento Endodôntico, PMCC e Lesão Periapical. Podemos concluir através dos estudos obtidos nessa revisão, que os medicamentos HC e PMCC isoladamente ou em combinação são eficazes nos tratamentos endodônticos nos casos de dentes necrosados com ou sem lesão periapical, apresentam limitações e suas propriedades em relação a atuação como um agente antimicrobiano, proporcionando a reparação tecidual, seu uso não está isento de riscos e complicações. Os efeitos indesejáveis dessas substancias resume em irritação tecidual; reações alérgicas; sensibilidade; alterações na microbiota e necrose pulpar.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3061
Aparece nas coleções:2024/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA JÚLIA MEDRADO E SAMUEL.pdf998,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.