Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3139| Título: | USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS NARRATIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS |
| Autor(es): | LIMA, PAULA RIBEIRO CARVALHO |
| Palavras-chave: | Recursos Tecnológicos Textos Narrativos Escrita Colaborativa Conto Maravilhoso |
| Data do documento: | 8-Out-2025 |
| Resumo: | A dissertação de mestrado intitulada “Uso de Recursos Tecnológicos na Construção de Textos Narrativos no 6º ano do ensino fundamental - anos finais” tratou da inserção das tecnologias na educação, com o objetivo de promover a construção de textos narrativos no desenvolvimento das habilidades linguísticas. Este estudo inseriu-se no Programa de Pós-Graduação em Profissional em Educação (PPGPE) – Mestrado Profissional em Formação Docente para a educação básica, da Universidade de Uberaba, Linha de Pesquisa: Práticas docentes na Educação Básica. O trabalho teve como objetivo geral compreender o uso e os impactos dos recursos tecnológicos para a construção de textos narrativos no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental - anos finais. A problematização partiu dos questionamentos: como os recursos tecnológicos poderiam promover o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental - anos finais na produção de textos narrativos? Como a escrita colaborativa poderia impactar o desenvolvimento das competências linguísticas e sociais dos estudantes da Educação Básica? Como se deu a aplicação dos recursos tecnológicos na construção de textos narrativos no ensino fundamental - anos finais? Como trabalhar o conto maravilhoso, enquanto gênero literário, na construção da criatividade, imaginação e habilidades de expressão dos alunos do 6º ano do ensino fundamental - anos finais? A metodologia constituiu-se da pesquisa bibliográfica, em uma abordagem qualitativa, baseada em leituras diversas, incluindo revistas, artigos, dissertações e teses; como se trata de uma pesquisa social aplicada, de natureza qualitativa, adotou-se o método pesquisa-ação, com embasamento teórico nos autores, Bakhtin (1997) e Coelho (2000). A pesquisa de campo foi realizada na Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, na cidade de Ituiutaba-MG, com uma turma do 6º ano do ensino fundamental - anos finais. A fundamentação teórica da investigação baseou-se em autores do próprio campo da tecnologia e da educação, dentre os quais se destacam: Alonso (2003), Barbeta (2023), Fardo (2013), Geraldi (1999), Limas (2023), Marques et al. (2021), Peixoto e Araújo (2012), Silva (2020) e Vieira (2003), entre outros. Os resultados apontaram para novas possibilidades, estratégias e apontamentos teóricos que puderam complementar as ações interventivas, proporcionando a obtenção de resultados ainda mais notáveis, que se pode afirmar que o uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico como a escrita compartilhada no Google Docs, na construção de novos caminhos para o processo ensino-aprendizagem. Como parte deste estudo, foi elaborado um Produto Educacional (PE) no formato de e-book, no qual foram reunidas as sequências didáticas aplicadas e uma seleção dos textos narrativos produzidos pelos alunos. Esse material foi concebido como um recurso pedagógico acessível, capaz de auxiliar educadores na implementação de práticas inovadoras. |
| Descrição: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E PRODUTO EDUCACIONAL |
| URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3139 |
| Aparece nas coleções: | 2025 |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO - PAULA RIBEIRO CARVALHO LIMA - 11-2025.pdf | 6,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| PRODUTO EDUCACIONAL - PAULA RIBEIRO CARVALHO LIMA_FINAL.pdf | 9,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.