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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3141Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | OLIVEIRA, LAÍCY APARECIDA GOMES DE | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-27T23:14:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-27T23:14:08Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-07 | - |
| dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3141 | - |
| dc.description | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), vinculada à linha de pesquisa “Práticas Docentes na Educação Básica”, investigou o uso de jogos digitais como ferramentas pedagógicas no ensino da leitura e da escrita para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Inserida no contexto da educação inclusiva, a pesquisa buscou compreender de que forma os jogos digitais podem facilitar o ensino e a aprendizagem desses alunos no processo de produção textual, considerando as particularidades cognitivas e sensoriais dessa população. O trabalho teve como objetivo geral analisar a eficácia de recursos tecnológicos digitais na promoção das competências linguísticas e comunicativas do aluno neurodivergente. Como objetivos específicos, a dissertação buscou mapear e analisar exclusivamente jogos digitais e aplicativos com acesso gratuito e disponível para download mais utilizados e recomendados pela literatura conforme a proposta principal dessa pesquisa. Para a análise dos jogos digitais e aplicativos pautou em critérios como: público-alvo, objetivo e recursos principais de ensino da ferramenta segundo às habilidades e competências de ensino direcionadas pela BNCC, o alinhamento das atividades gamificadas para o ensino da leitura e da escrita para o ano de escolaridade ao qual se destina especificamente, duração do jogo e limitações quanto à proposta e público-alvo de cada jogo analisado. Com base na análise dos jogos, identificou a carência de jogos digitais e aplicativos que motivassem o desenvolvimento da produção textual, por isso, como produto educacional dessa dissertação foi proposto o protótipo do jogo pedagógico digital “A Odisseia das Palavras”, no formato de RPG. Essa ferramenta apresenta dois jogos: A aventura do carro azul e o Mistério no parque que exploram por meio de narrativas temáticas assuntos que podem ser hiperfoco do aluno atípico, estratégia utilizada para motivação da leitura e da escrita desse estudante. Essa pesquisa é fundamentada teoricamente em autores como Vygotsky (1991), Huizinga (2000), Maluf (2023) e Mantoan (2003), além de documentos legais como a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão, o estudo adotou uma abordagem qualitativa e bibliográfica. A análise dos dados demonstrou que os jogos digitais, ao aliarem interatividade, estímulos visuais e personalização do ensino, podem promover maior engajamento e progresso na aprendizagem da leitura e da escrita do aluno autista. O estudo reafirmou que a tecnologia, embora não seja solução única, representou um recurso significativo para qualificar práticas pedagógicas em contextos inclusivos, contribuindo para uma educação mais equitativa, lúdica e adaptada. Como conclusão, foi possível apontar a viabilidade do uso dos jogos digitais como mediadores culturais e educativos, destacando o seu potencial de transformar a experiência de alunos com TEA no ambiente escolar. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Trabalho desenvolvido com o apoio da SEE/MG, no âmbito do Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação do Estado de Minas Gerais, Trilhas de Futuro - Educadores, nos termos da Resolução SEE Nº 4.707, de 17 de fevereiro de 2022. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
| dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Escrita | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.title | JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE FERRAMENTAS TECNOLOGÓCIAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DO 5° ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| dc.type | Working Paper | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | 2025 | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO FINAL - LAÍCY APARECIDA GOMES DE OLIVEIRA-07-11-25.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| PRODUTO EDUCACIONAL - LAÍCY APARECIDA GOMES DE OLIVEIRA.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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