Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3160
Título: DESEMPENHO PRODUTIVO E DE CARCAÇA DE GRUPOS GENÉTICOS DE BOVINOS UTILIZANDO SUPLEMENTAÇÃO COM MAGNÉSIO E DOIS SISTEMAS INTENSIVOS DE CRIAÇÃO A PASTO
Autor(es): SALES DE ARAUJO, JANAINA
costa venturini, guilherme
Palavras-chave: Novilhos Anelorados
Pastejo Rotacionado
Suplementação Mineral
Data do documento: 31-Out-2024
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar desempenho produtivo e de carcaça de diferentes grupos genéticos de bovinos utilizando suplementação com magnésio e sistemas intensivos de criação a pasto (RIP/TIP e TIP). No primeiro trabalho foi utilizado 180 novilhos da raça Nelore e 180 novilhos mestiços leiteiros distribuídos entre quatro grupos experimentais. Dois lotes foram divididos em 90 animais e destinados ao grupo controle. Os demais animais formaram distribuídos em dois lotes de 90 animais cada, formando dois grupos tratamento que receberam o antiácido natural a base de magnésio. Os animais foram pesados individualmente no início e com pesagem intermediária até completarem o final do período de suplementação (100 dias) com jejum prévio. Os parâmetros avaliados foram: peso inicial, final e da carcaça quente. Foi observado haver diferença significativa (P<0,05) para peso final e peso da carcaça quente. Os animais que receberam a suplementação apresentaram maiores médias para as duas características sendo que, peso final as médias foram 559,30 kg (controle) vs 580,33 (suplementados) e para peso da carcaça quente 311,29 kg (controle) e 323,10 kg (suplementados). Conclui que a suplementação com antiácido natural a base de magnésio pode melhorar as características de desempenho e carcaça aumentando consideravelmente a produtividade e lucratividade da criação. No segundo trabalho avaliou-se o desempenho bovino em sistema RIP/TIP contra TIP. Foi utilizada uma área de 4 piquetes contendo 37 hectares cada com a finalidade de recria e terminação a pasto e outro, terminação de bovinos a pasto. Em tais hectares, foram colocados 142 animais (bovinos Aberdeen) sendo 71 animais no lote RIP/TIP e 71 animais no lote TIP. Foi observado que as médias das características peso intermediário dos sistemas RIP/TIP (532,89±28,79) e TIP (527,96,51±38,83), além do peso final 564,79±31,22 e 554,51±43,00, respectivamente, não apresentaram diferenças significativas (P>0,05) entre os sistemas. Não houve diferenças significativas (P>0,05) entre peso da carcaça quente e rendimento de carcaça entre os sistemas intensivos de pastejo. Porém, observou-se superioridade no sistema intensivo a pasto envolvendo desde a recria até a terminação quando comparado o retorno sobre o investimento (ROI) dos dois sistemas, sendo que RIP/TIP apresentou um rendimento mensal de 1,46% a mais do que o sistema TIP. Com isso, conclui se que utilizar da intensificação da criação a pasto traz retornos financeiros positivos levando ao sucesso da criação, independentemente do sistema. Porém, se possível for, o criador poderia ter maiores rentabilidades quando utilizar de tal sistema desde a recria até a terminação.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3160
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JANAINA SALES DE ARAUJO.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.