Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/343
Título: INSUCESSO NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO E RESTAURADOR OCASIONANDO EXODONTIA DOS ELEMENTOS DENTAIS: RELATO DE CASO
Autor(es): VITOR MARTINS MELO, JOÃO
VITALIANO GRAMINHA ROMANO, LAÍS
Palavras-chave: Insucesso endodôntico
lesão perirradicular
exodontia
Data do documento: 8-Dez-2018
Resumo: Embora um tratamento endodôntico bem-sucedido seja definido como ausência de lesão perirradicular após um período de proservação adequado, a falha no tratamento ainda pode ocorrer, podendo ser causada por falhas técnicas e associadas a fatores microbianos. O insucesso pode ocorrer quando uma infecção não foi eliminada ou controlada pelos procedimentos durante o tratamento do conduto, causando assim uma lesão apical. Essas lesões perirradiculares evoluem, por vezes, para um abscesso dentoalveolar. O objetivo deste trabalho foi de relatar um caso clínico de um paciente do sexo masculino, com 38 anos de idade diagnosticado com lesão periapical em decorrência do insucesso endodôntico e restaurador nos dentes 24 e 25, cujo retratamento foi desaconselhado e a possível solução foi de exodontia dos elementos dentais e inserção de implantes. Concluímos que para ocorrer o sucesso do tratamento endodôntico devemos limpar e desinfetar adequadamente os canais radiculares reduzindo a microbiota dos canais. O uso dos exames complementares, como a radiografia periapical e a tomografia computadorizada de feixe cônico são indispensáveis para a avalição das variações dos canais e consequentemente para um bom diagnostico e planejamento.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/343
Aparece nas coleções:2018/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INSUCESSO NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO E RESTAURADOR OCASIONANDO EXODONTIA DOS ELEMENTOS DENTAIS REL.pdf363,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.