Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/349
Título: INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA ENTRE OS FÁRMACOS DE USO ROTINEIRO NA ODONTOLOGIA COM OS FÁRMACOS USADOS EM PACIENTES COM AUTISMO: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): ALVES ANGELONI, CAROLINE
FERREIRA SILVA, VANESSA
Palavras-chave: Autismo
etiologia
condicionamento
genética
medicamentos para autista
nteração medicamentosa
Data do documento: 8-Dez-2018
Resumo: Desde que Leo Kanner, em 1943, descreveu pela primeira vez o autismo, esse transtorno passou a ser objeto recorrente de estudos, se tornando um tema de destaque na sociedade contemporânea. Devido à complexidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em virtude de sua etiologia ser multifatorial e incerta, ainda não há um tratamento específico, mas existem medicamentos que minimizam os sinais e sintomas do paciente e que favorecem no condicionamento do atendimento clínico dos cirurgiões dentistas. Frente a isso, os profissionais têm um grande desafio, pois podem ocorrer interações medicamentosas decorrente desta polifarmacologia e em consequência disso possíveis riscos ao paciente. Dessa forma, a presente revisão literária tem como objetivo rever as prováveis interações medicamentosas entre fármacos de uso rotineiros na odontologia com os eventuais medicamentos utilizados por pacientes portadores do TEA. Foram utilizados artigos encontrados nas bases de dados: GOOGLE ACADÊMICO, PUBMED, SCIELO e LILACS, no período de 2004 a 2018. Conclui-se que através do presente estudo, verificaram-se interações importantes entre a ritalina com os anestésicos locais, a fluoxetina e o divalproato de sódio com o ácido acetilsalicílico.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/349
Aparece nas coleções:2018/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA ENTRE OS FÁRMACOS DE USO ROTINEIRO NA ODONTOLOGIA COM OS FÁRM.pdf387,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.