Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/532
Título: ESTIMATIVA DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS PROVENIENTES DE UM DISTRITO INDUSTRIAL
Autor(es): Antônio Pereira de Lima, Euclides
Mohamed Homaied, Soraia
Kalil Homaied, Pablo
Data do documento: 2016
Resumo: A cidade de Uberlândia MG é estratégica para o desenvolvimento de sua região, principalmente devido sua privilegiada localização, seja pelas malhas rodoviárias, ferroviárias ou aeroportuárias, o que proporcionou aumento nas instalações industriais. Associado ao crescimento ocorre também um significativo incremento na geração de poluentes, entre eles destacam-se as emissões atmosféricas. Os poluentes emitidos por fontes pontuais podem ser monitoradas por meio de amostragens isocinéticas, mas quando se trata de qualidade do ar em uma comunidade, torna-se difícil e onerosa a identificação da fonte emissora do mesmo. Uma forma de avaliação da contribuição de determinada fonte sobre a qualidade do ar pode ser com a utilização de modelos matemáticos. Com o uso de um modelo gaussiano de dispersão de poluentes, estimou-se a contribuição dos contaminantes de 48 fontes situadas no Distrito industrial. Os parâmetros estudados foram MP, SO2 e NO2, utilizando dados de amostragens isocinéticas. Os resultados encontrados demonstraram que as concentrações dos poluentes estão abaixo do limite máximo permitido, mas a direção predominante dos ventos favorece que a poluição atinja parte significativa da cidade. O modelo utilizado foi eficiente e de fácil operação, mas quando se trata de várias fontes ao mesmo tempo, deve-se utilizar a programação do visual basic, seguindo a mesma sistemática do modelo AID.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/532
ISSN: 2178-5600
Aparece nas coleções:2016

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTIMATIVA DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS PROVENIENTES DE UM DISTRITO INDUSTRIAL.pdf765,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.