Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/572
Título: INFLUÊNCIA DO USO DO LASER Er, Cr:YSGG ASSOCIADO OU NÃO AO VERNIZ FLUORETADO 5% NA PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESMALTE
Autor(es): MENDONÇA, LAURA OLIVEIRA DE
Lepri, Cesar Penazzo
Palavras-chave: Laser de YSGG
Cárie dentária
Prevenção
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar a influência da irradiação do laser Er,Cr:YSGG associado ou não ao verniz fluoretado 5% na prevenção de cárie em esmalte. Foram selecionados 40 incisivos bovinos; as dimensões dos espécimes foram: de 4mm x 4mm e 3mm de espessura, divididos aleatoriamente em 4 grupos (n=10). G1- Irradiação com laser Er,Cr:YSGG; G2 - Aplicação de verniz fluoretado 5% + Irradiação com laser Er,Cr:YSGG; G3 - Aplicação de verniz fluoretado 5% (controle positivo); G4-Nenhum tratamento (controle negativo). Os espécimes foram submetidos a ciclagem de pH para simular uma situação de alto risco à cárie, imersos em soluções desmineralizante e remineralizante por 6 e 18 horas respectivamente, totalizando um período experimental de 14 dias. A avaliação dos tratamentos realizados nos grupos experimentais foi através dos testes de rugosidade superficial e de perda de volume, ambos por meio de microscopia confocal de varredura a laser. Avaliou-se a normalidade (Kolmogorov-Smirnov) e homogeneidade (Levene’s) dos dados. Após estas análises, os dados de rugosidade superficial foram submetidos ao teste estatístico de Análise de Variância (ANOVA) e pós-teste de Tukey, para a diferenciação da média dos grupos. Para o perfil de desgaste, utilizou-se o teste Kruskal-Wallis e o pós-teste de Dunn. Observou-se que o G4 apresentou os maiores valores de rugosidade superficial (3,208µm2±0,176µm2) após DES/RE (p<0,05). O G2 apresentou o menor percentual de perda de volume (5,9%±0,5%) enquanto o G4 mostrou o maior percentual (35,7%±1,7%), ambos com p<0,05. Considerando os resultados obtidos e as limitações de um estudo in vitro, conclui-se que todos os grupos apresentaram menores valores de rugosidade superficial do que o grupo controle negativo. Para a perda de volume, a associação verniz fluoretado 5% + laser Er,Cr:YSGG mostrou o melhor resultado em comparação ao demais grupos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/572
Aparece nas coleções:2017

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Defesa - Laura.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.