Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/661
Título: ANÁLISE HISTOLÓGICA DO FÍGADO E GLICEMIA SANGUÍNEA DE RATOS WISTAR TRATADOS COM OLANZAPINA ASSOCIADA AO TREINAMENTO FÍSICO
Autor(es): DE PAULA RESENDE, ANA MARIA
Silva, Elisângela Ribeiro
Palavras-chave: Parênquima
Exercício Físico
Bioquímica
Antipsicótico
Estroma
Parênquima Hepática
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Alterações metabólicas provocadas por antipsicóticos e estabilizadores de humor correspondem a uma etiologia multifatorial, posto que, tais substancias são capazes de alterar o apetite, bem como a saciedade, o que sugere uma ação direta sobre sistemas metabólicos e centros nervosos associados ao controle metabólico, ao qual o fígado está diretamente ligado, o objetivo deste estudo foi análisar histológica do fígado e glicemia sanguínea de ratos Wistar tratados com olanzapina associada ao treinamento físico. Realizou-se o experimento em ratos Wistar machos, com idade média de 4 meses submetidos ao tratamento medicamentoso receberam a correspondente dieta, 2mg/Kg de Olanzapina adicionado a 1 mL de água ad libitum. Foram analisados a coleta de dados correlacionados ao peso do fígado dos ratos e às concentrações de glicemia sanguínea dos animais (n=32) divididos em 4 grupos: sedentários controle (SC); treinados controle (TC); sedentários olanzapina (SO) e treinados olanzapina (TO). Os animais treinados foram submetidos ao exercício físico, natação durante 8 semanas, 5 vezes por semana. Valores comparativos do peso do fígado demonstraram que a olanzapina não proporcionou diferenças significantes entre os grupos. Em relação ao estroma e parênquima do fígado, o uso da olanzapina proporcionou resultados com diferenças estatisticamente significantes entre os grupos. Em relação aos dados de glicemia, os grupos avaliados não foram diferentes. Os parâmetros foram quantitativamente e qualitativamente entre os grupos. Para os dados quantitativos foi utilizado o teste Análise de Variância (ANOVA), seguido do pós-teste de Tukey. Todos os parâmetros quantitativos avaliados foram expressos como média ± desvio-padrão da média (±DP). A diferença entre os grupos foi considerada significativa quando p<0,05. Para os dados qualitativos (glicemia), foi realizada estatística descritiva. Quanto aos resultados histológicos investigados, não houve evidencias experimentais, tampouco literárias acerca da relação da olanzapina com eventuais alterações de estroma e parênquima, o que sugere novas pesquisas, visando elucidar novas e oportunas informações acerca desta temática.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/661
Aparece nas coleções:2014

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0 DISSERTACAO ELINA FINAL 17_12_14.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.