Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/687
Título: GALECTINA-9 COMO UM IMPORTANTE MARCADOR NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE CAVIDADE ORAL, LEUCOPLASIA ORAL E LÍQUEN PLANO ORAL.
Autor(es): MARIA MUNIZ, JANUSA
Rodrigues, Denise Bertulucci Rocha
Palavras-chave: Galectinas
Metaloproteinases
Mastócitos
Carcinoma oral de células escamosas
Leucoplasia oral
Líquen plano oral.
Data do documento: 15-Mar-2013
Resumo: INTRODUÇÃO: O câncer de cavidade oral representa o sexto tipo de câncer mais incidente no mundo, sendo os mecanismos patogênicos da doença e sua relação com desordens potencialmente malignas, ainda pouco esclarecidas. Apesar de evidências indicarem o envolvimento galectinas 1,3,9 (Gal-1, Gal-3, Gal-9) e metaloproteinase 3 (MMP3) bem como mastócitos, na progressão do câncer e metástase, essa ligação permanece largamente desconhecida, sendo necessários mais estudos a fim de reconhecer o real envolvimento das proteínas e células citadas acima em desordens potencialmente malignas (DPM) e carcinomas de células escamosas de cavidade oral (CCE oral) em humanos. OBJETIVOS: Avaliar e quantificar os mastócitos e analisar in situ a expressão de Gal-1, Gal-3, Gal-9 e MMP-3 envolvidas em DPM e CCE oral comparando-as com o grupo controle. MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionados 80 casos de lesões orais e 13 casos normais obtidos entre 1999 e 2009 no Serviço de Anatomia Patológica do Curso de Odontologia da UNIUBE, e no Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia – PATMED/Uberaba, sendo 40 casos de CCE oral, 20 casos de leucoplasia oral, 20 casos de líquen plano oral e 13 casos do grupo controle. Foi realizada a coloração de azul de toluidina para a quantificação dos mastócitos. Para técnica de imunohistoquímica foram utilizados anticorpos anti-Gal-1, anti-Gal-3, anti-Gal-9 e anti-MMP-3 sendo que a densidade de células imunomarcadas foi expressa em mm2 . RESULTADOS: a densidade de mastócitos foi significativamente menor nos pacientes com leucoplasia oral e CCE oral quando comparado ao grupo controle (p= 0,018). Expressão de Gal-1 foi significativamente menor nos pacientes com leucoplasia oral quando comparado com os pacientes com CCE oral e com o grupo controle (p=0,0001). A Gal-3 foi significativamente maior nos pacientes com leucoplasia oral quando comparados com os pacientes com CCE oral (p=0,032). E comparado a Gal-3 com grau de malignidade esta foi significativamente menor nos casos de CCEoral de grau I quando comparadas com o grupo controle (p=0,001). A Gal-9 foi significativamente maior nos pacientes com CCE oral comparado com os demais grupos (p=0,0001). A imunomarcação para MMP-3 foi significativamente maior nos pacientes com líquen plano oral comparado com os casos de leucoplasia oral (p=0,013). CONCLUSÃO: A expressão aumentada de Gal9 permitiu diferenciar CCE oral das DPM. Nossos achados apontam que essas lesões orais de alguma forma diminuem a presença de mastócitos nestes tecidos, assim como, aumentam a expressão de MMP3 no líquen plano. A expressão dos demais marcadores investigados foi distinta no líquen plano na leucoplasia e no CCE oral. Assim, conhecer como estas proteínas são expressas pode colaborar para o melhor entendimento das aplicações diagnósticas e terapêuticas dessas moléculas.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/687
Aparece nas coleções:2013

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Janusa final 2013.pdf5,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.