Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/699
Título: INFLUÊNCIA DA TÉCNICA DO SELAMENTO IMEDIATO E TEMPORIZAÇÃO NA RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE SISTEMAS ADESIVOS AO SUBSTRATO DENTINÁRIO
Autor(es): RIBEIRO QUINTEIRO, DEUSDETE
Valentino, Thiago Assunção
Palavras-chave: sistema adesivo
microcisalhamento
cimentação adesiva
selamento imediato
Data do documento: 9-Mar-2012
Resumo: O selamento dentinário imediato tem sido recentemente descrito como uma técnica que reduz a sensibilidade dentinária durante os procedimentos de cimentação adesiva, além de promover aumento nos valores de resistência de união entre o substrato dental e os sistemas adesivos. Desta forma, este estudo in vitro teve como objetivos avaliar a influência da técnica do selamento dentinário imediato, aplicação de gel hidrossolúvel e temporização com restauração provisória na resistência de união ao substrato dentinário, utilizando sistemas adesivos autocondicionantes e convencional. Setenta e dois terceiros molares humanos hígidos tiveram as faces oclusais seccionadas transversalmente ao longo eixo para exposição do substrato dentinário que receberam os protocolos de cimentação adesiva de acordo com 3 sistemas adesivos (convencional de 3-passos, primer autocondicionante e autocondicionante) e 3 técnicas de cimentação adesiva: (1) cimentação adesiva imediata, (2) aplicação de gel hidrossolúvel e cimentação adesiva e (3) aplicação de gel hidrossolúvel, temporização com restauração provisória por 7 dias e cimentação adesiva, totalizando 9 grupos experimentais (n=8). As interfaces de união dente/cilindro de cimento resinoso foram submetidas ao teste de resistência de união de microcisalhamento, com velocidade de ensaio de 0,5 mm/min. Os resultados tabulados foram convertidos em MPa e analisados por meio da Análise de Variância (ANOVA) de 2 fatores e, quando diante de diferença estatística significativa entre as médias examinadas, o teste Tukey foi aplicado, em ambos adotando-se o nível de significância de 5%. Para todos os sistemas adesivos empregados, a técnica de cimentação adesiva imediata apresentou valores de resistência de união estatisticamente superiores às demais técnicas. A aplicação do gel hidrossolúvel após a aplicação do sistema adesivo, bem como a temporização com restaurações provisórias, diminuiu os valores de resistência de união. O sistema adesivo convencional apresenta valores de resistência de união similares aos sistemas autocondicionantes para o substrato dentinário.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/699
Aparece nas coleções:2012

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MESTRADO DEUSDETE.pdf435,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.