Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/717
Título: A ATIVIDADE METABÓLICA DOS BIOFILMES DE STREPTOCOCCUS MUTANS APÓS O TRATAMENTO COM ENXAGUATÓRIOS BUCAIS COM DIFERENTES COMPOSIÇÕES
Autor(es): DOS REIS CARDOSO, TACIANO
Júnior, Geraldo Thedei
Palavras-chave: Streptococcus mutans
enxaguatório
acidogenia
cloreto de cetilpiridínio
clorexidina
óleo essencial
biofilme
Microscopia confocal por varredura a laser
Data do documento: 30-Set-2009
Resumo: Objetivos: O foco principal desta pesquisa foi investigar a atividade metabólica dos biofilmes de Streptococcus mutans após o tratamento com enxaguatórios bucais com diferentes composições. Métodos: Biofilmes de S. mutans foram crescidos em placas de poliestireno durante 18 horas, lavados com solução salina estéril, tratados com diferentes enxaguatórios bucais (1min) e incubados com meio completo estéril contendo sacarose, durante 3 horas. Após 60, 120 e 180 min, amostras foram retiradas para mensuração do pH. Além disso, os biofilmes foram cultivados em lamínulas de microscópio, tratados como descrito acima, seguido de coloração com Iodeto de Propídio e Fluoresceína para visualização em microscópio confocal de varredura a laser. Resultados: Observou-se que o tratamento com os enxaguatórios bucais foram deletérios para o metabolismo celular, uma vez que foi observada pouca ou nenhuma acidificação no período de 60 min após o tratamento. Observamos também que os enxaguatórios contendo clorexidina a 0,2% (v/v) ou óleo essencial foram mais eficazes do que o fluoreto ou os enxaguatórios bucais contendo clorexidina a 0,12% (v/v), uma vez que a redução da atividade metabólica induzida por esses enxaguatórios teve a mesma extensão do controlo positivo com etanol 70% (v/v). A análise confocal confirmou, de maneira geral, os resultados observados através da atividade metabólica. Conclusões: O tratamento de biofilmes com enxaguatórios contendo clorexidina a 0,2% (v/v) ou óleo essencial foram mais eficazes do que o fluoreto ou os enxaguatórios bucais contendo clorexidina a 0,12% (v/v) na indução de lesão na membrana e em abolir o metabolismo de S. mutans.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/717
Aparece nas coleções:2009

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação para entrega 11-12-09.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.