Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/726
Título: AVALIAÇÃO DAS RESPOSTAS IMUNOQUÍMICAS, BIOENERGÉTICAS E FOTOQUÍMICAS DE MACRÓFAGOS FRENTE À TERAPIA FOTODINÂMICA MEDIADA POR ÁCIDO 5-AMINOLEVULÍNICO.
Autor(es): DENIZE IGNÁCIO LEITE, MARA
Paulino, Tony de Paiva
Palavras-chave: erapia Fotodinâmica T
macrófagos
ALA
TNF-α
microcalorimetria
Data do documento: 27-Mar-2013
Resumo: A TFD é uma modalidade terapêutica cujo princípio se baseia no emprego de luz visível e um fotossensibilizador na presença de oxigênio. É usada no tratamento de lesões cancerígenas ou précancerígenas a outras doenças que apresentam crescimento desordenado das células, além de tratamentos cosméticos, odontológicos e como modulação da resposta inflamatória. Por atuação tão extensa, estudos envolvendo TFD em células são necessários porque ainda é difícil diferenciar a intensidade de reação inflamatória do tecido normal com o tecido doente. O objetivo desse experimento foi determinar o metabolismo bioenergético, os níveis de TNF-α, a produção de NO e a peroxidação por macrófagos após o emprego da TFD mediada por ALA. O experimento envolveu coleta de macrófagos do peritônio de ratos Wistar. Essas células foram tratadas e avaliadas segundo grupos como, controle (não tratadas), LPS, LUZ, LUZ+LPS, TFD+LPS e somente TFD para verificar a produção de TNF-α, NO, peroxidação lipídica. Em adição, foi realizado microcalorimetria para avaliar a capacidade metabólica dos macrófagos. A dose da pró-droga (ALA – 150 µg/ml) e fluência da luz (5 J/cm2) foram escolhidas dentro de um padrão de menor agressão possível a função celular, para isso, foi realizada a viabilidade celular logo após coleta das células, após TFD e antes dos testes de microcalorimetria . Como resultados, nesse experimento não houve produção de NO e peroxidação lipídica. A produção de TNF reduziu significativamente, em relação ao controle, nos grupos tratados com TFD. Assim, baseado no experimento proposto, pudemos concluir que foi possível investigar a produção de TNF-α por macrófagos peritoneais. Quanto à microcalorimetria foi possível determinar a produção energética dos macrófagos após TFD, tratados ou não com inibidores específicos da via glicolítica e cadeia respiratória. Percebe-se, portanto que a TFD interfere no metabolismo energético dos macrófagos nestas vias metabólicas e, portanto há a hipótese de que se houver morte celular via TFD mediada por ALA, esta morte se deve á danos em enzimas e/ou organelas responsáveis por estas vias.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/726
Aparece nas coleções:2013

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARA DENIZE IGNÁCIO LEITE.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.