Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/736
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Váldina Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T18:11:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T18:11:34Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/736 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a ‘concepção e a utilização da ludicidade na formação de professores de Matemática’, como um componente fundamental a ser levado em consideração pelo corpo docente dos cursos de licenciatura, na Formação de Professores de Matemática, no sentido de demonstrar a necessidade de utilização do aspecto lúdico para a aprendizagem de Matemática. O tema da ludicidade se faz presente, com muita freqüência em discussões relativas ao Ensino Fundamental e Educação Infantil, raramente ocorrendo no Ensino Superior, dada a sua formalização; o que nos conduziu a propor um trabalho com a ludicidade no ensino superior por meio do referencial teórico de Selma Wasserman que propõe a estratégia “jogo-análise-novo jogo”. A amostra contemplou a prática docente de sete professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Uberaba. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semi-estruturadas e filmagens. Os resultados demonstram que o ensino superior precisa deixar de ser um lugar somente para formalizações e criar oportunidades para se trabalhar de maneira mais lúdica, uma vez que os adultos de hoje já não brincam mais. Uma pesquisa como esta poderá contribuir para o desenvolvimento profissional docente e para as discussões que se fazem em torno da Educação Matemática no ensino superior, na medida em que propõe ações que estimulem o professor/professora a introduzir mudanças nos parâmetros metodológicos e epistemológicos em que apóia sua prática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.title | A ludicidade na formação de professores de matemática: Um olhar sobre teorias e práticas educativas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 2 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VÁLDINA GONÇALVES DA COSTA.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.