Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Váldina Gonçalves da-
dc.date.accessioned2019-08-30T18:11:34Z-
dc.date.available2019-08-30T18:11:34Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/736-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a ‘concepção e a utilização da ludicidade na formação de professores de Matemática’, como um componente fundamental a ser levado em consideração pelo corpo docente dos cursos de licenciatura, na Formação de Professores de Matemática, no sentido de demonstrar a necessidade de utilização do aspecto lúdico para a aprendizagem de Matemática. O tema da ludicidade se faz presente, com muita freqüência em discussões relativas ao Ensino Fundamental e Educação Infantil, raramente ocorrendo no Ensino Superior, dada a sua formalização; o que nos conduziu a propor um trabalho com a ludicidade no ensino superior por meio do referencial teórico de Selma Wasserman que propõe a estratégia “jogo-análise-novo jogo”. A amostra contemplou a prática docente de sete professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Uberaba. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semi-estruturadas e filmagens. Os resultados demonstram que o ensino superior precisa deixar de ser um lugar somente para formalizações e criar oportunidades para se trabalhar de maneira mais lúdica, uma vez que os adultos de hoje já não brincam mais. Uma pesquisa como esta poderá contribuir para o desenvolvimento profissional docente e para as discussões que se fazem em torno da Educação Matemática no ensino superior, na medida em que propõe ações que estimulem o professor/professora a introduzir mudanças nos parâmetros metodológicos e epistemológicos em que apóia sua prática.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.titleA ludicidade na formação de professores de matemática: Um olhar sobre teorias e práticas educativaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VÁLDINA GONÇALVES DA COSTA.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.