Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Helena Borges-
dc.date.accessioned2019-08-30T18:37:17Z-
dc.date.available2019-08-30T18:37:17Z-
dc.date.issued2006-05-02-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/740-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo estudar a formação docente, tal como proposta no Curso Normal Superior Veredas. Para atingir tal objetivo, foi feito um acompanhamento de todo o processo, desde o início do Veredas, em 2002, por meio de observações das práticas de sala de aula de 15 professoras-cursistas, nas escolas em que estavam lotadas. Foram utilizados também, como instrumento de análise, os registros das visitas pessoais feitas às escolas das cursistas, as fichas de estágio das alunas, alguns planejamentos e projetos desenvolvidos pelas mesmas, no decorrer da formação, trechos de seus depoimentos, constantes dos memoriais. Portanto, é uma pesquisa de cunho qualitativo. A análise baseou-se na Pedagogia Histórico- Crítica, concebida por Saviani, no que diz respeito à importância não só de se tratar a formação docente, do ponto de vista das teorias apresentadas nas ementas e programas dos cursos de formação, sobre metodologias e práticas, próprias desse curso, mas, também, de fortalecer a relação que pode ser estabelecida entre tais teorias e as práticas dos docentes envolvidos no processo. Assim, foram considerados os cinco passos propostos pelo autor para a formação docente: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e, novamente, a prática social, agora modificada. A análise crítica do Curso Normal Superior Veredas, especialmente no que diz respeito à formação das cursistas para atuarem no sistema de ciclos, uma vez que todas as cursistas envolvidas nesta pesquisa são professoras que trabalham dentro do sistema de ensino da Escola Ciclada, evidenciou dificuldades das professoras, mesmo com a formação recebida.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectpedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectescola cicladapt_BR
dc.subjectprática pedagógicapt_BR
dc.titleVEREDAS: a educação a distância na formação de professores para a escola cicladapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 3

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELENA BORGES FERREIRA.pdf681,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.