Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campelo, Hevelyn Tatiane Silva Barcelos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T18:46:31Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T18:46:31Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/742 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou analisar a influência da formação continuada na construção da identidade profissional do alfabetizador. Diante do estigma que recai sobre os professores alfabetizadores responsabilizados pelo fracasso da alfabetização, levantamos como questão principal: O que significam, para a constituição da identidade do professor alfabetizador, os cursos de formação continuada em alfabetização, e em especial, o curso oferecido pelo Centro de Formação de Professores de Uberaba “CEFOR”. Esta pesquisa teve por objetivos: analisar o contexto da formação docente de professores alfabetizadores da rede mu nicipal de Uberaba, registrando sua proposta de alfabetização; analisar a relevância do cu rso do CEFOR para a constituição da identidade profissional do alf abetizador, na perspectiva dos professores entrevistados. Esta pesquisa qualitativa compreendeu trabalho de campo e bibliográfico. Envolveu registro de depoimentos de nove professoras cursistas do CEFOR e selecionadas em função do tempo na docência, tempo em alfabetização e trabalho em escolas centrais e/ou periféricas. Apresentou embasamento nos estudos teóricos que pensam a formação dos professores numa perspectiva crítico-reflexiva, como um processo iniciado antes do ingresso em curso de formação docente específico e que se prolonga por toda trajetória profissional. Este estudo permitiu apr eender que a maio ria das professoras valoriza a formação continuada voltada para a alfabetização e letramento por falhas na formação inicial. Possibilitou compreender que a constituição profissional do alfabetizador e sua identidade como tal dependem da formação continuada em cursos que trabalhem e valorizem tanto o conhecimento teórico quanto o saber da experiência do professor. Este estudo espera contribuir para melhoria dos processos de formação continuada de alfabetizadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | formação continuada | pt_BR |
dc.subject | alfabetização | pt_BR |
dc.subject | identidade profissional | pt_BR |
dc.title | A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: uma questão de saber e de identidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 3 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HEVELYN TATIANE SILVA BARCELOS CAMPELO.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.