Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampelo, Hevelyn Tatiane Silva Barcelos-
dc.date.accessioned2019-08-30T18:46:31Z-
dc.date.available2019-08-30T18:46:31Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/742-
dc.description.abstractEste trabalho buscou analisar a influência da formação continuada na construção da identidade profissional do alfabetizador. Diante do estigma que recai sobre os professores alfabetizadores responsabilizados pelo fracasso da alfabetização, levantamos como questão principal: O que significam, para a constituição da identidade do professor alfabetizador, os cursos de formação continuada em alfabetização, e em especial, o curso oferecido pelo Centro de Formação de Professores de Uberaba “CEFOR”. Esta pesquisa teve por objetivos: analisar o contexto da formação docente de professores alfabetizadores da rede mu nicipal de Uberaba, registrando sua proposta de alfabetização; analisar a relevância do cu rso do CEFOR para a constituição da identidade profissional do alf abetizador, na perspectiva dos professores entrevistados. Esta pesquisa qualitativa compreendeu trabalho de campo e bibliográfico. Envolveu registro de depoimentos de nove professoras cursistas do CEFOR e selecionadas em função do tempo na docência, tempo em alfabetização e trabalho em escolas centrais e/ou periféricas. Apresentou embasamento nos estudos teóricos que pensam a formação dos professores numa perspectiva crítico-reflexiva, como um processo iniciado antes do ingresso em curso de formação docente específico e que se prolonga por toda trajetória profissional. Este estudo permitiu apr eender que a maio ria das professoras valoriza a formação continuada voltada para a alfabetização e letramento por falhas na formação inicial. Possibilitou compreender que a constituição profissional do alfabetizador e sua identidade como tal dependem da formação continuada em cursos que trabalhem e valorizem tanto o conhecimento teórico quanto o saber da experiência do professor. Este estudo espera contribuir para melhoria dos processos de formação continuada de alfabetizadores.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectformação continuadapt_BR
dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
dc.subjectidentidade profissionalpt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: uma questão de saber e de identidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 3

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HEVELYN TATIANE SILVA BARCELOS CAMPELO.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.