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dc.contributor.authorParreira, Sheilla Silva-
dc.date.accessioned2019-08-30T19:24:49Z-
dc.date.available2019-08-30T19:24:49Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/745-
dc.description.abstractEste trabalho é uma pesquisa sobre a Educação Infantil, concepções e práticas docentes e formação continuada de professores e tem como objetivo discutir, a partir do que pensam os professores da Educação Infantil do Colégio Ricardo Misson, instituição mantida pela Sociedade Educacional Uberabense / UNIUBE, sobre a formação de professores, como condição de aperfeiçoamento profissional. Iniciou-se por um estudo diagnóstico de como estes professores vêem à Educação Infantil e as contribuições da formação continuada promovida pela escola. Tomando como referência a contribuição teórica de Vygotsky, que serve de base ao projeto pedagógico da instituição, e as concepções e práticas relatadas por um grupo de professoras do Colégio em questão, buscou-se verificar o significado atribuído ao brincar no ambiente educacional. Para isso, a pesquisadora utilizou-se de entrevista semiestruturada, sendo as respostas avaliadas de forma quantitativa e qualitativa. Foram abordadas questões sobre a aprendizagem da criança pequena, o brincar no processo de desenvolvimento infantil e a formação continuada de professores. Os resultados apontaram para uma divergência entre o que a instituição propõe e o que as professoras verbalizam, além de sugerirem que a maioria das professoras, por falta de informações e formação necessárias sobre esta faixa etária, dentro do enfoque teórico escolhido, permanece em antigas posturas, enquanto educadoras de crianças pequenas. Para tal, a formação continuada dos professores poderá propiciar oportunidades para a melhor compreensão dos princípios filosóficos que norteiam a psicologia histórico-cultural, a fim de que as docentes possam ser agentes decisivos no processo de desenvolvimento da criança pequena, de modo a favorecerem a promoção de um ensino com maior qualidade.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectformação continuada de professorespt_BR
dc.subjectbrincar infantilpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas docentes e formação continuada de professorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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