Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Parreira, Sheilla Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T19:24:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T19:24:49Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/745 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma pesquisa sobre a Educação Infantil, concepções e práticas docentes e formação continuada de professores e tem como objetivo discutir, a partir do que pensam os professores da Educação Infantil do Colégio Ricardo Misson, instituição mantida pela Sociedade Educacional Uberabense / UNIUBE, sobre a formação de professores, como condição de aperfeiçoamento profissional. Iniciou-se por um estudo diagnóstico de como estes professores vêem à Educação Infantil e as contribuições da formação continuada promovida pela escola. Tomando como referência a contribuição teórica de Vygotsky, que serve de base ao projeto pedagógico da instituição, e as concepções e práticas relatadas por um grupo de professoras do Colégio em questão, buscou-se verificar o significado atribuído ao brincar no ambiente educacional. Para isso, a pesquisadora utilizou-se de entrevista semiestruturada, sendo as respostas avaliadas de forma quantitativa e qualitativa. Foram abordadas questões sobre a aprendizagem da criança pequena, o brincar no processo de desenvolvimento infantil e a formação continuada de professores. Os resultados apontaram para uma divergência entre o que a instituição propõe e o que as professoras verbalizam, além de sugerirem que a maioria das professoras, por falta de informações e formação necessárias sobre esta faixa etária, dentro do enfoque teórico escolhido, permanece em antigas posturas, enquanto educadoras de crianças pequenas. Para tal, a formação continuada dos professores poderá propiciar oportunidades para a melhor compreensão dos princípios filosóficos que norteiam a psicologia histórico-cultural, a fim de que as docentes possam ser agentes decisivos no processo de desenvolvimento da criança pequena, de modo a favorecerem a promoção de um ensino com maior qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | educação infantil | pt_BR |
dc.subject | formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | brincar infantil | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas docentes e formação continuada de professores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 4 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SHEILLA SILVA PARREIRA.pdf | 410 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.