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dc.contributor.authorOliveira, Alan Santos de-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:10:00Z-
dc.date.available2019-09-02T13:10:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/750-
dc.description.abstractEsta dissertação analisou a Avaliação Institucional e a Formação Docente - elementos que se firmam como indispensáveis para um ensino de qualidade, com seus resultados e consequências – e por ser instrumento de reflexões nos segmentos sociais e políticos. Também, aborda-se a Avaliação Institucional como instrumento que orienta as Instituições de Ensino Superior na formulação de seus planos para a formação de profissionais éticos. Partindo-se do pressuposto que a Avaliação Institucional vem sendo empreendida no ensino superior sob a ótica do neoliberalismo, fez-se um estudo abordando sua gênese e trajetória, suas relações entre as políticas sociais e as influências na educação superior. Essa análise permitiu compreender as intenções hegemônicas do Estado avaliador, bem como as contribuições do fenômeno avaliativo para o trabalho docente, no espaço educacional. Privilegiando aspectos qualitativos, destaca-se a complementaridade entre as esferas teórica e empírica. Esta, se consolida a partir das representações de coordenadores de curso de uma Instituição de Ensino Superior. Aquela, mediante estudos exaustivos, baseando-se nas publicações sobre a Avaliação Institucional e a Formação de Professores. As análises oriundas desta pesquisa desvelaram – ora convergindo, ora divergindo – as conexões e as rupturas entre a Avaliação Institucional e a Docência Universitária, sobretudo no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, as questões metodológicas e as relações interpessoais. Outro fator que permeia esta pesquisa em relação às necessidades de mudanças educacionais são as ações das Instituições de Ensino Superior, sobretudo nas articulações entre a formação inicial e a formação continuada. Os resultados apontam para questões pertinentes ao trabalho docente e para a necessidade do desenvolvimento de propostas que possibilitem sua formação.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectAvaliação Institucionalpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: Conexões, rupturas e desafiospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2009

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