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dc.contributor.authorMoura, Orilda Machado de-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:20:53Z-
dc.date.available2019-09-02T13:20:53Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/755-
dc.description.abstractEste estudo trata das concepções da Educação Física Escolar de professores do ensino fundamental das redes públicas de Itumbiara-GO e do que dizem sobre suas práticas pedagógicas. A Educação Física Escolar tem sido vista, pela maioria dos professores, como um componente curricular preocupado em ensinar apenas o “saber fazer” constituído de atividades esportivas e habilidades motoras. Com esta pesquisa pretendemos encontrar respostas às perguntas: Há mudanças nos fundamentos teóricos da Educação Física Escolar e se houver como são apropriadas pelos professores de EFE? Como a Educação Física é concebida pelos professores das redes públicas, Municipal e Estadual? Qual é o lugar que atribuem às competições esportivas em suas práticas? O que dizem sobre o modo como ensinam Educação Física aos alunos? Este estudo teve como objetivo geral analisar e discutir como algumas concepções dominantes da Educação Física Escolar são apropriadas pelos professores e se estes valorizam a formação do educando como ser humano integral, historicamente situado e participante da sociedade como cidadão. Os processos de construção e a interpretação da realidade pesquisada se deram a partir da revisão bibliográfica, documental e da pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo, fundamentada em Bardin. Fez-se o uso da entrevista semiestruturada e observação informal das aulas. Este estudo mostrou que predominam as concepções da aptidão física, o ensino centrado na prática do esporte embora em suas falas deem muita importância à formação integral do cidadão. Os 11 entrevistados sentem-se gratificados em serem professores de Educação Física por ser a disciplina que os alunos mais gostam. Apontam as dificuldades no exercício da docência, por falta de infraestrutura, materiais, quadras adequadas e cobertas. Sentem falta de cursos de formação continuada para a área e de maior valorização profissional. Este estudo fundamentou-se em Barbosa, Betti, Bracht, Coletivo de Autores, Chaves, Caparroz, Darido, Hildebrandt, Neira e Nunes, dentre outros.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectConcepções de Educação Física Escolarpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO DE ITUMBIARA/GO: concepções, dilemas e escolhaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2009

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