Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTartaro, Tássia Ferreira-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:39:51Z-
dc.date.available2019-09-02T13:39:51Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/761-
dc.description.abstractA organização da educação básica do Brasil segue dois sistemas: séries e ciclos. Se uns defendem estes porque visam suprir necessidades individuais de aprendizagem discente, outros criticam os ciclos porque se associam à promoção automática, adotada para corrigir problemas de repetência, evasão e atraso escolar. Visto que o sucesso dos ciclos depende da adesão docente, então como professores e professoras concebem essa organização escolar? A formação inicial os prepara para atuar nessa organização? A formação continuada e em serviço orienta a prática pedagógica de quem atua nesse sistema escolar? Que dificuldades enfrentam no processo de ensino e aprendizagem nos ciclos? Esta pesquisa objetivou investigar tanto as concepções e práticas de professoras de uma escola municipal de Minas Gerais que adota os ciclos quanto as dificuldades que enfrentam na prática. Para isso, a pesquisa recorreu à revisão bibliográfica dos antecedentes históricos e da discussão atual sobre os ciclos, bem como a entrevistas semi-estruturadas com seis professoras e uma supervisora. Os relatos indicam que a implantação dos ciclos deixou a desejar. Embora seja uma escola apenas, é correto supor que ela reproduza o que a situação de outras escolas que passaram por tal reorganização e que os problemas mencionados pelas entrevistadas são comuns, também, a docentes de escolas seriadas. Essa constatação permite concluir que o sucesso do regime de ciclos e a qualidade da educação básica dependem das condições do trabalho docente, de salários e de uma formação inicial e contínua voltada às necessidades concretas dos docentes no dia-a-dia da sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectorganização escolar por ciclospt_BR
dc.subjectpráticas educativaspt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titlePENSAMENTO DOCENTE SOBRE OS CICLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2009

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TÁSSIA FERREIRA TARTARO.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.