Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaes, Carlos Élvio das Neves-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:49:22Z-
dc.date.available2019-09-02T13:49:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/765-
dc.description.abstractNeste trabalho, busco a identidade profissional de professores e professoras de classes multisseriadas ribeirinhas do município de Breves, ilha de Marajó, Pará. Parto do entendimento de que a identidade é formada culturalmente, ou seja, constitui-se nas circunstâncias de vida. Os dados da pesquisa, realizada na perspectiva qualitativa, advêm de questionário com questões abertas, entrevistas semiestruturadas, observação não participante e de documentos vários. Com respaldo de autores como Miguel Arroyo, Antonio Nóvoa, Boaventura de Souza Santos e outros, analiso as trajetórias de vida pessoal e profissional de professores e professoras e as percepções que têm de si e de seu trabalho docente; a visão que o outro — políticos, gestores, técnicos — tem deles e as redes de sociabilidades tecidas em seu cotidiano de atuação, aspectos essenciais à compreensão dos processos formadores da identidade profissional de tais profissionais, compreendidos como sujeitos socioculturais, e não só como agentes profissionais a serviço do sistema de ensino. A pesquisa indicou que professor e professora constituem sua identidade profissional nas relações com o meio natural e sociocultural, representado pelos espaços urbano e rural. A pesquisa traz novos elementos para a compreensão da educação em escolas situadas em outros âmbitos que não a cidade. Os resultados indicam a possibilidade de o corpo docente atuante em escolas multisseriadas ribeirinhas trilhar outros caminhos que não os definidos pelas políticas educacionais e pelas propostas que privilegiam questões de ordem metodológica e instrumental calcadas em um modelo seriado urbano.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectIDENTIDADE PROFISSIONAL DE DOCENTESpt_BR
dc.subjectCLASSES RIBEIRINHAS MULTISSERIADASpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.titleCONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE DOCENTES RIBEIRINHOS/AS DE CLASSE MULTISSERIADA — BREVES/PApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS ÉLVIO DAS NEVES PAES.pdf4,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.