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Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA E TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM NA EAD
Autor(es): Souza, Delciney Nava de
Palavras-chave: Representações Sociais
aprendizagem
Ensino a distância
Formação de Professores
Data do documento: 20-Jun-2012
Resumo: A formação de professores de Tucuruí / Pará, devido a distância dos grandes centros, tem sido oferecida em grande escala, pelo ensino a distância. Essa região ocupa uma posição privilegiada de desenvolvimento pela implantação do Parque Tecnológico, com isso surge uma preocupação: a aprendizagem, nessa modalidade atenderá as necessidades de formação e demanda profissional da população? Assim, essa pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa e por meio de um questionário, identificou as Representações Sociais e o núcleo central que os licenciando dessa região, vêm construindo sobre a aprendizagem na formação docente, na modalidade a distância. Para tanto, utilizamos noções da teoria das Representações Sociais, desenvolvidas por Moscovici (2003), Abric (1994), Jodelet (2001) e Sá (2002), por considerarmos esse estudo um instrumento teórico-metodológico capaz de oferecer estratégias que nos permitiram analisar os dados obtidos. Apoiamo-nos também em autores do campo da educação a distância (EAD) e da formação de professores, como Belloni (1999), Moran (2007), Barreto (2006), Bahada e Valle (2009), Tardif (2002), Contreras Domingo (2002), Nóvoa (2009), Marcelo Garcia (2009) e Ímbernon (2009). Foram sujeitos desse estudo, 134 alunos concluintes dos cursos de Pedagogia (74), História (27) e Letras (Português e Inglês) (33). A análise dos dados demonstrou que dentre as representações que estão sendo construídas sobre a aprendizagem na EAD, um grupo significativo a supervaloriza e a reconhece como uma oportunidade que se tem, porém exige-se disciplina, dedicação e perseverança para que ela ocorra. Com isso, pode-se dizer que entre os sujeitos pesquisados, o processo de aprendizagem em curso a distância apresenta possibilidades de realização pessoal e profissional – estão construindo representações que facilitam e auxiliam o atendimento às demandas postas pela região. Contrapondo essa ideia encontramos outra representação que denota ser a aprendizagem difícil e deficitária - os encontros presenciais não são suficientes e deixam a desejar.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/785
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