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dc.contributor.authorAlves, Ilza Maria da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-03T11:27:22Z-
dc.date.available2019-09-03T11:27:22Z-
dc.date.issued2012-06-26-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/790-
dc.description.abstractO resultado da avaliação, muitas vezes, é determinante para a permanência ou saída do estudante da universidade. A avaliação é vista com certa dose de tensão e receio. O estudo proposto teve como objeto a avaliação da aprendizagem. O problema de pesquisa se baseou na seguinte questão: quais são as Representações Sociais que estudantes com histórico de reprovação de cursos de licenciaturas estão construindo sobre avaliação da aprendizagem? Consideramos que a identificação e análise das representações sobre avaliação proporcionará um conhecimento a partir do qual poderão ser pensadas estratégias de intervenção que possibilitem mudanças nas práticas avaliativas da instituição pesquisada, podendo contribuir assim para diminuir o índice de reprovações no âmbito universitário. O objetivo geral dessa pesquisa foi identificar e analisar as representações sociais que estão sendo construídas sobre a avaliação da Aprendizagem dos estudantes, com história de reprovação, das licenciaturas em Geografia, Matemática, Física, História, Pedagogia e Química, de uma Instituição Federal de Ensino Superior de Minas gerais. Os objetivos específicos compreendiam caracterizar os perfis dos estudantes de licenciaturas com história de reprovações; identificar e analisar os significados manifestados na representação social dos estudantes sobre avaliação. Os procedimentos metodológicos incluíram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com aplicação de 69 questionários e realização de 12 entrevistas. A análise e interpretação dos dados, realizadas a partir da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2003), e pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2002) revelou que a avaliação permanece como sinônimo de verificação e que a avaliação somativa é a mais utilizada pelos docentes. Embora tenha sido identificado que, para os estudantes, essa forma de avaliação é tida como a mais comumente utilizada, eles têm ciência que, do modo como são elaboradas e empregadas, não conseguem refletir o conhecimento sobre determinado assunto. As Representações Sociais dos estudantes se ancoravam em experiências escolares trazidas do ensino Fundamental e Médio, cujo foco do processo avaliativo, em geral, se concentra nos resultados e não no processo, numa concepção de avaliação da aprendizagem enquanto sinônimo de prova voltada para obtenção de nota. Nas Considerações Finais apontamos para a necessidade de repensar as práticas avaliativas da aprendizagem na universidade, por parte dos docentes e gestores da Instituição Federal de Ensino Superior pesquisada.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectProvapt_BR
dc.subjectFracassopt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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