Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/793
Título: CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO CENTRO-OESTE, PERÍODO 1999-2005
Autor(es): Campos, Marilene Dias de Menezes
Palavras-chave: Professor de educação básica
Concepções de formação inicial
(Trans)formação
Fenomenologia bachelardiana
Data do documento: 31-Ago-2012
Resumo: Este trabalho consiste na investigação das concepções de formação inicial de professores para a educação básica. Integra-se à linha de pesquisa Cultura e Processos Educativos como subprojeto da pesquisa interinstitucional “A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste”. Como tal, agrega-se à Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) do Centro-Oeste – REDECENTRO. Ao reconhecer a importância dos estudos acadêmicos referentes ao professor, de modo especial sobre a formação do professor de educação básica, considera-se relevante desvelar o que se tem escrito sobre professores. As dissertações analisadas referem-se ao período de 1999-2005, defendidas nos programas de Pós-Graduação em Educação das instituições: UFG, UnB, UFMS, UFMT, UFU e UNIUBE. O objetivo principal foi desvelar as concepções de formação inicial de professores presentes nas referidas produções. Para discuti-las, buscou-se um referencial teórico em Bachelard (1996), Cunha (2010) e García (1999), os quais apresentam em comum o sentido de (trans) formação. Em uma abordagem qualitativa e com a colaboração de dados quantitativos, construiu-se um estudo do “estado da arte” e realizou-se uma análise das unidades de significado das concepções identificadas, em uma aproximação ao método fenomenológico bachelardiano. De um total de 330 dissertações, defendidas no período mencionado, foram selecionadas 66 que enfocam o tema formação e analisadas 12, que abordam a formação inicial. A análise das 12 dissertações, em sua íntegra, evidenciou algumas tendências nas concepções identificadas como: a preocupação com a formação inicial de um professor que assuma postura crítica, reflexiva, transformadora e autônoma; tenha compromisso com a educação emancipatória; seja capaz de relacionar teoria e prática; que possa interferir na definição do currículo a ser adotado pela escola e compreenda o processo formativo como um ato contínuo. Evidenciaram-se, ainda, a predominância do método materialista histórico dialético, de uma abordagem qualitativa, do uso de estudo de caso, estudos etnográficos e pesquisa histórica, além de aportes no ideário de Isabel Alarcão, Maurice Tardif, Selma Pimenta, Marli André e Menga Lüdke. Os pesquisadores ressaltaram a formação inicial do professor em uma perspectiva crítica, reflexiva, criativa e transformadora. Essas tendências apontam os desafios das instituições formadoras de professores na atualidade, em busca de uma transformação.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/793
Aparece nas coleções:TURMA 7

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARILENE DIAS DE MENEZES CAMPOS.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.