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dc.contributor.authorCrippa, Rosimeiri Merotti-
dc.date.accessioned2019-09-03T11:44:01Z-
dc.date.available2019-09-03T11:44:01Z-
dc.date.issued2012-05-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/798-
dc.description.abstractO ingresso dos alunos com deficiência na escola comum ainda gera conflitos e questões em relação à efetiva prática da inclusão, as quais ainda não foram resolvidas. Em função de inúmeras dificuldades enfrentadas pela escola, torna-se necessária uma proposta pedagógica adequada ao professor, aos alunos e aos familiares com vistas a uma mudança de atitudes diante da pessoa com deficiência. Pesquisas indicam o Ensino Colaborativo - que envolve uma parceria entre professores da escola comum e Escola Especial - como alternativa para a Educação Especial. Esse modelo de ensino tem se mostrado satisfatório para ajudar no processo de inclusão escolar, porém ainda vem sendo pouco estudado e difundido no Brasil. Com vistas a uma melhor compreensão de como o Ensino Colaborativo pode auxiliar na superação de problemas existentes no processo de inclusão de deficientes intelectuais na escola, a presente investigação foi sistematizada com base em pesquisa bibliográfica sobre experiências ocorridas no Brasil. Na Etapa I, foi feito um levantamento no banco de Teses da Capes sobre o assunto, com os seguintes indicadores: Inclusão escolar e Ensino Colaborativo. Na Etapa II foram elaborados e analisados eixos temáticos relacionados aos desafios enfrentados pela escola comum e especial, entre eles: Formação de professores; concepção sobre Escola Inclusiva; Segregação; Gestão Democrática; Divisão de papéis; Tempo para Planejamento; Estratégias de Ensino e Ensino Colaborativo. Os resultados mostraram que a colaboração pode trazer benefícios na construção de uma escola inclusiva e que é possível estabelecer um ambiente colaborativo entre a escola comum e a Escola Especial. Apesar de o Ensino Colaborativo mostrar-se um caminho bastante interessante para a superação de alguns dos problemas presentes nas escolas, muito ainda precisa ser feito em relação à implementação de políticas públicas favoráveis à inclusão, à valorização e à formação professores e de gestores, na perspectiva de favorecer um trabalho inclusivo e colaborativo nas escolas.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Colaborativopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO ENSINO COLABORATIVO COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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