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dc.contributor.authorRocha, Termisia Luiza-
dc.date.accessioned2019-09-03T11:51:29Z-
dc.date.available2019-09-03T11:51:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/801-
dc.description.abstractA frequente prática do plágio em atividades de pesquisa na graduação e na pós-graduação tem levado educadores e pesquisadores a atentarem para essa temática. Neste sentido, esta pesquisa, de natureza intervencionista, com abordagem qualitativa e quantitativa, buscou responder à seguinte questão: que ações podem ser tomadas por professores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, para minimizarem o plágio na pesquisa escolar? O objetivo geral foi construir juntamente com professores e alunos ações que contribuam para minimizar a prática do plágio na pesquisa escolar. Foram objetivos específicos: conhecer o estado da arte da produção acadêmica sobre plágio; identificar como alunos e professores identificam e percebem o plágio, levantando sugestões para seu enfrentamento; elaborar material informativo sobre plágio, a partir do que professores e alunos apontaram que poderia ser feito. O referencial teórico apoiou-se principalmente nas contribuições de Thiollent (2008); Barbier (2007); Franco (2005); Rosa (2009); Christofe (1996); Moran (2000); Garschagen (2006); Pimenta (2008); Comas e Sureda (2007); Costa (2012); Krokoscz (2011); Barbastefano e Souza (2007). Foi feita consulta ao banco de dados do Portal Eletrônico Domínio Público – Biblioteca Digital – da Capes, no Scientific Eletronic Library Online – Scielo e nas Bibliotecas Digitais de Universidades Federais Brasileiras e da Universidade de Uberaba. Foram aplicados questionários, grupo focal e utilizamos a técnica de seminários. As respostas coletadas no grupo focal foram submetidas à análise de conteúdo (BARDIN, 1997). A análise e interpretação dos dados enfatizou a necessidade de informar aos alunos sobre plágio e autoria, oportunizando a utilização das atividades de pesquisa escolar como ferramenta de busca e ampliação de conhecimentos. Dentre as ações produzidas nesta investigação, destacam-se a confecção de uma cartilha informativa sobre o plágio e a criação de uma Fan Page, apoiadas na tríade pesquisa-ensino-aprendizagem. As considerações finais apontam para alta incidência do plágio em atividades de pesquisa, indicando que ele é pouco abordado nas escolas e a exígua produção acadêmica sobre esse tema, especialmente, nos anos finais do Ensino Fundamental. Considera-se, ainda, a necessidade de rever o conceito e a prática da pesquisa escolar, articulando-a com a ampla e frequente divulgação de informações sobre o plágio.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectPlágiopt_BR
dc.subjectPesquisa escolarpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titleO plágio na pesquisa escolar: perspectivas de professores e alunos de duas escolas de Monte Carmelo/MGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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