Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/850
Título: INFLUÊNCIA DO LASER Er, Cr: YSGG ASSOCIADO OU NÃO A AGENTES DESSENSIBILIZANTES NA MICRODUREZA LONGITUDINAL DA DENTINA RADICULAR BOVINA APÓS DESAFIO EROSIVO
Autor(es): MOREIRA, ANA LETÍCIA DAHER ROSA
Lepri, Cesar Penazzo
Palavras-chave: Laser de YSGG
Erosão dental
Dureza
Hipersensibilidade dentinária
Data do documento: 14-Fev-2019
Resumo: O objetivo desse estudo in vitro foi avaliar a influência do laser Er,Cr:YSGG, associado ou não a agentes dessensibilizantes, na microdureza longitudinal da dentina radicular bovina após erosão ácida. Foram selecionados 40 incisivos bovinos; as dimensões dos espécimes foram: 4mm x 4mm e 3mm de espessura, divididos aleatoriamente em 8 grupos (n=10). CO: grupo controle; FV: verniz fluoretado (NaF 5%); L: Er,Cr:YSGG; FV + L: verniz fluoretado seguido de irradiação com laser; OXA: oxalato de potássio a 3%; OXA + L: oxalato de potássio a 3% seguido de irradiação com laser; GEL: silicato de cálcio bifásico / gel de fosfato; GEL + L: silicato de cálcio bifásico / gel de fosfato seguido de irradiação com laser. Metade do espécime foi devidamente isolada (região controle) e a outra metade recebeu um dos tratamentos propostos. Os parâmetros do laser foram: potência 0,5W; distância de irradiação=1,0mm; densidade de energia= 8,92J/cm². Após, os espécimes foram imersos em Coca-Cola a 4ºC, com pH de 2,42 durante 5 minutos. Este procedimento foi realizado 2 vezes ao dia, com intervalos de 6 horas entre os desafios, por um período total de 14 dias. Após esta etapa, os espécimes foram incluídos em resina epóxi e seccionados no sentido transversal para a análise de microdureza longitudinal (25gf por 40 segundos), nas seguintes profundidades: 20μm, 50μm, 100μm, 200μm e 500μm, tanto na região controle quanto na experimental. Os dados foram analisados percentualmente em relação aos valores do grupo controle e submetidos ao teste de Kruskall-Wallis, seguido do pós-teste de Dunn. Para comparar as profundidades, os dados foram submetidos ao teste de ANOVA. Todos os testes estatísticos adotaram o nível de significância de 5% (α=0,05). Observou-se que o grupo FV+L apresentou uma maior porcentagem de microdureza dentinária (345%) em relação ao grupo CO que não recebeu nenhum tratamento. O grupo L apresentou 221%, seguido pelos grupos OXA+L = GEL+L com 212% e 209% respectivamente. Os demais grupos sem irradiação (GEL, OXA, F) apresentaram menores valores de dureza (p<0,05). Não houve diferença estatisticamente significante entre as profundidades (p>0,05). Conclui-se que todos os grupos apresentaram maiores valores de microdureza quando comparados ao grupo controle negativo. O grupo FV + L, seguido do grupo L, mostraram os maiores valores de microdureza Knoop, seguidos dos grupos OXA + L = GEL + L, em relação ao grupo controle, que não recebeu nenhum tratamento preventivo. Portanto, a irradiação com laser é uma alternativa promissora na prevenção da erosão dentária especialmente quando associada à agentes dessensibilizantes.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/850
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Letícia Daher Rosa Moreira - PMD - 2.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.