Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/868
Título: ESTUDO COMPARATIVO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DE CRAVO-DA-ÍNDIA (Eugenia caryophyllata Thunb.) EXTRAÍDO POR VIA ETANÓLICA E METANÓLICA
Autor(es): CHESCA, A. C.
TRISTÃO, D. S.
TRISTÃ, M. S.
ALMEIDA, R. N.
BEGNINI, M. L.
Data do documento: 2017
Resumo: Existem microrganismos patogênicos ao homem presentes em grande parte nos alimentos. Uma das formas de inibir a atuação desses contaminantes é utilizando compostos bioativos, tais como o cravo-da-índia (Eugenia caryophillata Thunb) e o eugenol é o composto majoritário dos botões florais e pedúnculos dessa planta. Este trabalho teve como objetivo a extração de óleo essencial pelos métodos de infusão em etanol e metanol do cravo da índia e a verificação do seu potencial antimicrobiano frente a Salmonella sp., Bacillus cereus e Escherichia coli. Para a obtenção do óleo essencial utilizou-se a extração por agitação mecânica, com o uso dos solventes etanol e metanol. A atividade antimicrobiana foi aferida pelo método de difusão em placas. Os resultados mostram que emulsões com polissorbato 80 a base de extratos do cravo-da-índia formuladas com metanol e etanol aplicadas pelo método de difusão em placas possuem capacidade bactericida eficiente em Bacillus cereus e Salmonela sp., sendo os resultados mais efetivos à base de etanol, verificando-se que a aplicação em Salmonela sp. e em Bacillus cereus apresentaram halos de inibição iguais a 15 mm, de forma que para os mesmos microrganismos a emulsão pela via metanólica apresentou resultados iguais a 14 mm para ambos. Aplicações das emulsões dentro das mesmas condições não apresentaram halos de inibição para Escherichia coli. O presente trabalho sugere estudos futuros ainda mais abrangentes quanto à potencialidade antimicrobiana destes compostos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/868
Aparece nas coleções:I EDEPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana-chesca.pdf330,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.