Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/875
Título: IMPLANTAÇÃO E ANÁLISE DA CARTA DE CONTROLE (X-AM) EM UMA LINHA DE CLASSIFICAÇÃO DE FRUTOS DE MELÃO AMARELO PARA EXPORTAÇÃO
Autor(es): M. GOMES, D
PELIZER, F.
SILVA, J. de P. e
L. DOMINGOS, L.
P. PINHO, S
Data do documento: 2017
Resumo: O controle Estatístico Processo (CEP) fornece uma descrição do comportamento do processo, identificando sua variabilidade e possibilitando controlar a produção e observar as variações ao longo do tempo. Através das cartas de controle de processo, pode-se identificar a ocorrência de causas comuns e especiais de variação. Este trabalho tem por objetivo implantar cartas de controle X-AM em uma cooperativa industrial situada na cidade de Sobral (RN), especificamente na atividade de seleção da especificação do diâmetro médio longitudinal (DML) de melão amarelo (Cucumis melo L.) para exportação. Portanto, os dados analisados referem-se ao diâmetro médio longitudinal (DML) do fruto melão amarelo e coletados aleatoriamente, dez amostras diárias em dez dias subsequentes, na etapa de classificação. As medições foram realizadas manualmente com auxílio de um paquímetro e por um operador apenas. Posteriormente, estes dados foram tabulados no software Minitab 17 e plotados na carta X-AM/I-MR, que demostrou os valores individuais (I/X) e valores agrupados dois a dois (AM/MR). Verificou-se a partir da performance do processo que 11% dos dados plotados são considerados causas especiais de variação, por estarem fora dos limites superior e inferior de controle e neste caso, também fora dos limites de especificação definidos pelo cliente. O período e escalonamento de plantio, a fertilidade e técnicas de adubação do solo, as variáveis climáticas locais, e os diferentes métodos de irrigação da área de cultivo, a formação de lotes dos frutos e as variações tecnológicas dos produtores rurais são fontes de variações determinantes para a ocorrência de diâmetros de frutos fora da especificação. Como desdobramento da melhoria contínua, em um projeto de atendimento das especificações, o departamento da qualidade deve incluir lotes, fornecedores, horários da coleta dos dados e propor estratégias de melhoria tecnológica à campo com intuito de padronizar os frutos e melhorar a acuracidade do planejamento operacional da agroindústria.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/875
Aparece nas coleções:I EDEPA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.