Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/876
Título: INDICADORES DE CAPACIDADE (Cp e Cpk) E PERFORMANCE DO PROCESSO (Pp e Ppk) EM UMA LINHA INDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE SORVETES
Autor(es): V. FRANCESCHI, D.
PELIZER, F.
M.G. PIRES, F
P. de OLIVEIRA, L.
L. BEZERRA, T.
Data do documento: 2017
Resumo: O controle Estatístico Processo (CEP) fornece uma descrição do comportamento do processo, identificando sua variabilidade e possibilitando controlar a produção ao longo do tempo. Dentre as principais ferramentas e uso no setor produtivo, os indicadores de performance e capacidade do processo auxiliam na análise de causas comuns e especiais de variação, a forma e modo de ocorrência, permitindo mensurar o status e eventuais lacunas de atuação no processo. Este trabalho tem como escopo, um estudo de caso sobre a aplicação dos indicadores de capacidade (Cp) e performance (Pp) em uma empresa de sorvetes situada na cidade de Uberlândia – MG. Para tanto, planejou-se uma pesquisa experimental, a partir de uma coleta de dados aleatorizada na linha de produção de sorvetes (sabor creme), a descrição dos limites de especificação do produto e plotagem do gráfico de capacidade e performance, como parte de um projeto de melhorias na empresa. Foi possível concluir através dos resultados obtidos que há indícios de causas especiais, as quais reduzem a capacidade do processo e aumentam o número de não-conformidades produzidas, e também há indícios de causas comuns (24% da variabilidade total). Com os resultados obtidos, foi possível concluir também que o processo é capaz de atender as especificações da empresa e com a atuação sobre as causas especiais, possivelmente a regulagem e manutenção da máquina de envase da linha de produção dos sorvetes sabor creme, poderá resultar em melhorias e consequentemente, elevar o nível de qualidade desse processo.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/876
Aparece nas coleções:I EDEPA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.