Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/905
Título: ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E VIABILIDADE ECONÔMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTAS DO GÊNERO CAPSICUM
Autor(es): MANGUCCI, C. B.
TONIN, M. H. N.
RITT, B. S.
JERONIMO, M. C.
CHESCA, A. C.
Data do documento: 2018
Resumo: Neste trabalho realizou-se o estudo da atividade antimicrobiana e a análise da viabilidade econômico financeira do óleo essencial extraído do híbrido formado pelas espécies de sementes das pimentas Murupi (Capsicum chinense), Criolo de Morellos (Capsicum annuum) e Dedo de moça (Capsicum baccatum). O óleo essencial da pimenta foi obtido utilizando o método Soxhlet. Para a determinação da atividade antimicrobiana do óleo utilizou-se o método de difusão em disco para as cepas de Bacillus cereus, Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Foram coletados dados referentes aos valores monetários gastos com o experimento. Os resultados apontam a resistência das cepas testadas ao óleo essencial da respectiva pimenta e quanto ao aspecto financeiro e econômico, este mostrou-se inviável em pequena escala. Sugere-se que outros microrganismos sejam testados e, posteriormente, que estudos sejam realizados com o intuito de caracterizar quimicamente o óleo estudado para adequada aplicação na agroindústria.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/905
Aparece nas coleções:II EDEPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E VIABILIDADE ECONÔMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTAS DO GÊNERO CAPSICUM.pdf223,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.