Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/908
Título: DELIMITAÇÃO DE ÁREA CONTAMINADA POR HIDROCARBONETOS PROVENIENTES DE ACIDENTES NO MODAL RODOVIÁRIO EM MINAS GERAIS
Autor(es): SILVA, I.F.
SILVA, J. V. D.
LIMA, E.A.P DE
Data do documento: 2018
Resumo: O processo industrial continua a utilizar petróleo e seus derivados para as suas plantas industriais, com isso o número de transporte deste produto a cada ano tem aumentado e como consequência o número de acidente com produtos à base de hidrocarboneto vem aumentando trazendo como resultado a contaminação de solo, aguas superficiais e aguas subterrâneas. O estado de Minas Gerais regulamentou por meio da lei Estadual nº 22.805/2017 medidas relativas a acidentes no transporte de produtos perigosos ou resíduos perigosos com objetivo de reduzir a contaminação utilizando de ações coordenadas de remoção e recuperação das áreas contaminadas de acordo com o tempo de exposição da contaminação ao meio ambiente. Em solos contaminados por petróleo e seus derivados, alguns contaminantes como os compostos de interesse que exigem maior preocupação ambiental, e que normalmente são, os principais a serem identificados e quantificados antes e durante um processo de remediação e destinação, entre eles podem destacar: benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos (isômeros: orto-, meta- e para-xileno). Esses compostos, conhecidos também como BTEX, são definidos como hidrocarbonetos monoaromáticos, cujas estruturas moleculares possuem como característica principal a presença do anel benzênico. São usados, principalmente, em solventes e em combustíveis e são os constituintes mais solúveis na fração da gasolina, produto muito transportado juntamente com o diesel devido ao abastecimento da frota veicular. Esses compostos aromáticos são tóxicos tanto ao meio ambiente como ao ser humano, nos quais atuam como depressores do sistema nervoso central e apresentam toxicidade crônica mais significativa que os hidrocarbonetos alifáticos. Os hidrocarbonetos penetram no subsolo e movem-se para baixo por efeito da gravidade e da capilaridade, na sua movimentação deixam uma esteira de produto residual. Os elementos que condicionam a penetração dos hidrocarbonetos no solo são as características dos hidrocarbonetos e do solo. Sendo assim, este trabalho apresenta os principais contaminantes e um método de delimitação de área contaminada em conformidade com a nova legislação de atendimento a emergência no acidente no modal rodoviário do estado de Minas Gerais.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/908
Aparece nas coleções:II EDEPA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.