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Título: A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIUBE: TIPOS, PROCEDIMENTOS DE PESQUISA E REFERENCIAL TEÓRICO (2003-2012)
Autor(es): Pereira, Elton Antônio Alves
Palavras-chave: Pesquisa em educação
Tipos e procedimentos de pesquisa
Referencial teórico
Educação Básica
Data do documento: 23-Mai-2014
Resumo: O presente trabalho integra-se à linha de pesquisa ―Processos educativos e seus fundamentos‖, à Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste - REDECENTRO e a um Observatório da Educação, Programa CAPES-OBEDUC. O objeto desse Observatório, em seu projeto temático de pesquisa, são estudos interdisciplinares por meio da arte e da cultura popular e seu locus investigativo é a Educação Básica. O interesse que se identifica na academia e nas políticas educacionais sobre esse nível de ensino contribuiu para a escolha deste estudo sobre o estado da arte de pesquisas que tiveram a educação básica como foco ou como campo de investigação, e é nessa dimensão que esta produção se vincula ao Observatório. Assumindo uma metodologia de análise da REDECENTRO, propõe-se como objetivo: descrever e analisar os processos metodológicos das produções acadêmicas que tratam sobre a Educação Básica, assim como o referencial teórico-metodológico que lhes são aportes, construídas no Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado da UNIUBE, no período de 2003 a 2012.O recorte temporal foi escolhido por tratar-se do período inicial de defesa dos trabalhos, até o ano de início da pesquisa que originou esta dissertação. O problema fundamental em relação a esta obra é saber quais os tipos e procedimentos de pesquisa que se sobressaem nos trabalhos dissertativos dos mestrandos quando se dedicam a estudar a Educação Básica? Quais os fundamentos teóricos para o uso da metodologia escolhida? Até que ponto o processo metodológico explicita relação com o referencial apresentado? Em qual contexto acadêmico as produções foram criadas? O alcance deste trabalho é, portanto, a descrição e a análise da metodologia utilizada. Este estudo do conhecimento é realizado com aportes, sobretudo, em Gatti (2005; 2006; 2012), Ferreira (2002), Souza e Magalhães (2012), André (2001), Abreu-Bernardes, Márques e Batista (2013), Chizzotti (2000) e Campos e Fávero (1994). Em uma abordagem qualitativa, o trabalho aproxima-se de um método fenomenológico, fundamentado em Bicudo (1994, 2000), ao buscar, com recursos hermenêuticos, compreender e interpretar os dados quantitativos que se dão a conhecer, visando apreender as nuanças qualitativas expressas pela linguagem dos textos. A pesquisa documental levou ao processo de identificação de 149 dissertações defendidas. Desse quantitativo, chegou-se a 80 dissertações que têm a Educação Básica como objeto, ou como campo de pesquisa. O instrumento de pesquisa empregado foi um recorte da ficha de análise elaborada pela equipe da REDECENTRO. A análise das produções, em sua íntegra, evidenciou: o emprego predominante da abordagem qualitativa, do estudo de caso e de procedimentos tradicionais como a entrevista semiestruturada; o questionário; a observação e a análise de documentos. O referencial teórico do processo metodológico das produções analisadas abrange, de modo coerente, sobretudo, Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (1991), Triviños (1987), Bardin (1977), Minayo (1998) e Meihy (1998). A incorporação dos conceitos desses autores na efetivação da metodologia, no entanto, não se mostrou contínua e rigorosa. Observou-se também, que no contexto institucional dessas produções, houve mudanças curriculares e do corpo docente, além de um número significativo de pesquisas sobre a Educação Básica, o que pode ter influenciado as opções investigativas das pesquisas discentes.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/945
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