Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Karla de Almeida-
dc.date.accessioned2019-11-21T12:39:31Z-
dc.date.available2019-11-21T12:39:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/950-
dc.description.abstractA interdisciplinaridade tem como proposta essencial o desenvolvimento de um trabalho com conteúdo distintos, porém, complementares. Um grande problema que se enfrenta hoje é o desafio de propor uma educação ainda no modelo convencional de teorias disciplinares. No contexto deste estudo, a interdisciplinaridade é vista como uma proposta de ensino para a pu-blicidade e propaganda, cujo exercício profissional traz também, em sua essência, caracterís-ticas interdisciplinares. Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Pro-fissional e Trabalho Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação / Mestrado da Uniube. Para investigar os desafios enfrentados pelos alunos e professores, esta pesquisa rea-lizou um Estudo de Caso no Curso de Publicidade e Propaganda da Uniube, cujo Projeto Pe-dagógico prevê trabalhos com essa metodologia na formação do Perfil Final do aluno. A par-tir das práticas pedagógicas, expressas na forma como o professor se relaciona com os alunos, elege as estratégias de ensino e realiza as avaliações durante a execução dos Projetos Inter-disciplinares, verificou-se, por meio das representações sociais construídas pelos participan-tes, a contribuição desses projetos para aprendizagem e atuação do futuro profissional de publicidade e propaganda. Esta pesquisa, apresenta como objetivo geral, identificar as Re-presentações Sociais que estão sendo construídas por alunos do curso de Publicidade e Pro-paganda da Uniube, sobre as práticas pedagógicas vivenciadas por eles na realização dos Pro-jetos Interdisciplinares, durante a formação acadêmica. E, como objetivos específicos: identi-ficar e analisar o perfil dos sujeitos; conhecer o Projeto Pedagógico do Curso de Publicidade e Propaganda da Uniube; descrever, na perspectiva do aluno, como ocorrem as práticas peda-gógicas expressas na forma como são realizadas as estratégias de ensino, as avaliações e a relação professor aluno, durante os projetos interdisciplinares; realizar uma pesquisa de se-guimento-Follow-up com os egressos do curso, identificando a relação de vivência dos Proje-tos Interdisciplinares com seu ingresso no mercado de trabalho e identificar o Núcleo Central das Representações Sociais sobre o significado e sentido dos Projetos Interdisciplinares por meio das práticas pedagógicas vivenciadas por esses alunos. O referencial teórico-metodológico deste trabalho foi embasado na Teoria das Representações Sociais de Mosco-vici e Abric. A compreensão de interdisciplinaridade utilizada nesta pesquisa se fundamenta, principalmente, nos estudos de Japiassu e Fazenda. Quanto à coleta dos dados, utilizou-se um questionário, contendo questões abertas e fechadas; técnica de associação livre de palavras e pesquisa Follow-UP, por meio de entrevistas, com os egressos do curso. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da subteoria do Núcleo Central de Abric, tratados pelo sof-tware EVOC e ainda Análise de Conteúdo para as questões abertas. Instrumentos estes que compõem a análise dos dados para a identificação das Representações Sociais construídas pelos sujeitos desta pesquisa. Os resultados indicam que as representações sociais construídas pelos alunos demonstram ser os Projetos Interdisciplinares complexos e desafiadores, con-forme aponta o Núcleo Central. Indicam também, a partir da análise dos Núcleos Periféricos Análise de Conteúdo, que tanto para os alunos, quanto para os egressos, esses projetos têm contribuído para o processo de formação profissional.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectPublicidade e Propagandapt_BR
dc.titleREPRESENTAÇOES SOCIAIS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PRO-JETOS INTERDISCIPLINARES: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIUBEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 9

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARLA DE ALMEIDA BORGES.pdf5,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.